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08 de agosto de 2018 - 18:09

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Inovação e atendimento diferenciado são o segredo quando o assunto é conquistar e manter o público

Um velho ditado prega que o cliente tem sempre razão, mas assim como os tempos modernos, o ditado também sofreu alteração, que o diga o empresário, aquele que está do outro lado do balcão. Seja qual for o estabelecimento comercial ou a relação de consumo, é preciso sempre levar em conta o produto ou o serviço oferecido e se ele está realmente atendendo às necessidades do consumidor.

O proprietário da Fevitto Integrais, Julio Vavolizza, conta que para se manter no mercado há mais de oito anos, o segredo é atender à expectativa do cliente, oferecendo sempre produtos de qualidade e um atendimento personalizado, além de inovar. “É fundamental que o empresário esteja sempre um passo à frente, que ele se mantenha por dentro das tendências, que consiga quase que prever aquilo que em geral o mercado oferece e aquilo que o cliente está querendo, sem descartar a sazonalidade do mercado e dos produtos”, explica. Vavolizza destaca, também, que a Fevitto está sempre em atualização. “Pelo fato de produzirmos 100% do que servimos e não dependermos de terceiros, estamos em constante reformulação do cardápio, testando novas receitas, identificando junto aos clientes os produtos que fazem sucesso e aqueles que eles gostariam de ter disponíveis, seja para consumir aqui ou levar para a casa”.

De acordo com o professor do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Rafael de Tarso Schroeder, especialista em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, nas relações com o cliente, o empresário precisa entender três pontos: o cliente, o contexto e a forma como conduz o seu negócio. Outro ponto, considerando o atual cenário econômico, de acordo com o especialista é inovar. “Ao olharmos para os negócios que mais crescem nos períodos de crise, são justamente aqueles capazes de se reinventar”, detalha o especialista.

Do outro lado

O que mantém um cliente? O que faz voltar mais vezes ao estabelecimento ou adquirir o seu produto? Os clientes são unânimes: atendimento. A endocrinologista Eliane Marciel Cardon da Costa, cliente da Fevitto há mais de sete anos, diz que frequenta o local pelo menos três vezes na semana, e que a sua geladeira está abastecida com produtos da marca própria do estabelecimento. Ela atribui a fidelidade ao atendimento e aos produtos que elencou como favoritos. “O diferencial de um estabelecimento, na minha opinião, é o atendimento. Sou cliente fiel porque aqui eles já me conhecem pelo nome, e quando eu entro na Fevitto, eles sabem, inclusive, quais são os pratos que eu consumo, ou aqueles que eu tenho preferência. Geralmente, levo produtos para consumir em casa, devido à praticidade dos congelados”, afirma Eliane que por conta da profissão tem a saúde como prioridade.

Para Rafael de Tarso Schroeder, acompanhar o perfil do consumidor e estar atento ao que ele espera é uma das peças-chave para conquistar e manter o cliente. “O empresário deve olhar para dentro, aproveitar as oportunidades de negócio apresentadas pelo mercado. Oferecer praticidade e inovação são fatores que fazem com que os produtos e serviços se destaquem e se mantenham no mercado”.

A relação de proximidade com o cliente e a prateleira abastecida de novidades é o que também faz com que a advogada Christine Zardo Coelho se mantenha cliente da Fevitto há oito anos. “Encontrar tudo aquilo que quero, que gosto, em um ambiente acolhedor, onde as pessoas me conhecem pelo nome faz toda a diferença”, afirma. Recentemente, a Fevitto repaginou a sua fachada e o cardápio está em atualização. “Oferecemos mais de 25 tipos de alimentos saudáveis e integrais entre pratos feitos, congelados, doces e salgados. Não podemos nos acomodar para que o cliente esteja sempre se surpreendendo com as novidades”, conclui Julio Vavolizza.

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