Como conquistar clientes fiéis?
Faça um programa de incentivo ou um clube de vantagens
Ao falarmos sobre fidelização de clientes, a primeira coisa que vem em mente é um programa de fidelidade. Essa solução pode ser, de fato, excelente para a sua marca. Quando bem construídos, esses programas conseguem aproximar os clientes, estabelecer um vínculo mais emocional e verdadeiramente promover fidelização. Contudo, é preciso tomar muito cuidado para o tiro não sair pela culatra. O programa deve ser desenhado de modo que sirva para atrair e fidelizar. Caso ele possa ser fonte também de insatisfação (por ser difícil de ser acompanhado, por exemplo), o programa passa a ser um possível motivo para o seu cliente não querer mais fazer negócios com a sua empresa. Portanto, é preciso bom planejamento e cuidadosa execução ao desenvolver e aplicar esses programas.
Crie verdadeiras conexões emocionais
Bons programas de fidelidade ajudam a criar clientes fiéis porque, como já dito, permitem vínculos mais emocionais. Ser fiel a algo ou alguém e sentir essa fidelidade são estados completamente emocionais. Por outro lado, um cliente meramente satisfeito pouco tem a entregar em seu nível emocional, já que estar satisfeito costuma lidar mais com expectativas e entregas, o que tende a ser mais racional. Logo, ao criar uma conexão emocional com o seu cliente, indo além da satisfação, a sua marca está no caminho da fidelização.
Construa confiança
Pessoas querem fazer negócios com marcas nas quais elas confiam. Para ganhar sua confiança, no entanto, é preciso se esforçar. Construir confiança está diretamente ligado à capacidade que a sua empresa tem de criar boas experiências de maneira consistente e previsível. Seus clientes querem saber o que podem esperar, sem surpresas. Por isso, boa consistência fará toda a diferença. E quando eles confiam em você, você consegue fidelizar sua base com mais facilidade.
Para diferentes indivíduos, entregue personalização
Novas e mais modernas tecnologias nos permitem algo que antes era impossível ou muito mais difícil: reunir os mais diversos dados sobre as mais diferentes pessoas – no caso, os seus clientes. Esse novo modo de acompanhar os seus clientes não somente garante mais controle, como abre uma nova possibilidade: a da personalização. Ao conhecer melhor os seus clientes individualmente, invista em abordagens e atendimentos personalizados, a fim de fidelizar a maior quantidade de consumidores possível.
Invista em um bom call center
O canal de voz é um importante ponto de contato entre empresa e cliente. Para os mais diferentes problemas, o seu cliente sente a necessidade de falar diretamente com um representante da marca – ou seja, com o seu atendente de call center. Quando a sua estrutura e a sua equipe conseguem dar atenção a clientes insatisfeitos, revertendo um quadro problemático, a sua marca cria uma situação propícia à fidelização, já que o seu cliente sabe que mesmo tendo havido problemas (o que pode acontecer com qualquer empresa), a sua marca foi capaz de reverter a situação, a partir de um tratamento individual que cria confiança e vínculos emocionais.
Agora é com você, conte-nos quais são as suas maiores dificuldades para conseguir fidelizar os seus clientes? Esperamos seu comentário