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29 de julho de 2013 - 21:05

Como-aprovar-campanhas-rentaveis-quando-o-orcamento-e-uma-barreira-por-daniel-freire-televendas-cobranca

Olá amigo(a) do Blog Televendas & Cobrança.

Nesse primeiro artigo, quero te convidar a refletir sobre a seguinte questão: Alguma vez você já esteve à frente de uma ação ou campanha que, aparentemente, alavancaria os ganhos de sua operação, mas não conseguiu levar adiante e justificar o investimento inicial por falta de orçamento?

Se sua resposta foi sim, gostaria de lhe apresentar algumas idéias que poderão comprovar a viabilidade financeira de sua campanha e ajudarão a defender a liberação do aporte inicial para realização de seu projeto, mesmo quando não houver orçamento.

Agora, se a resposta foi não, este artigo também será útil para você. Afinal, é preciso estar preparado, já que no universo corporativo é bem provável que, em algum momento, você precise comprovar a viabilidade e efetividade financeira de suas idéias.

Dentre as técnicas administrativas modernas, o orçamento é uma das mais importantes e também das mais utilizadas. Trata-se de uma importante ferramenta de controle para qualquer empresa, independente de seu porte. É um excelente termômetro para se avaliar o comportamento financeiro, calcular a velocidade de crescimento e mensurar a que distância a organização está de atingir as suas metas.

A palavra “orçar” vem do italiano “orzare”, que trata-se de um termo náutico e significa posicionar a embarcação de forma que a vela fique à favor do vento. Dessa forma, a tendência é que o barco chegue sempre a seu objetivo. O orçamento empresarial ganhou destaque entre as grandes empresas durante os anos 50 e 60, mas teve sua origem em meio à administração pública.

Sendo tão importante instrumento de controle das organizações, é natural que ele seja balizador e influenciador das tomadas de decisão, especialmente pelos executivos de finanças.

O que ocorre muitas vezes é que, as barreiras (de custo) impostas por ele, podem não estar alinhadas ao momento estratégico de sua operação, limitando sua necessidade individual de crescimento ou indo contra a expectativa de seu cliente contratante.

Imagine, por exemplo, que você receba um mailing para discar durante o mês, onde 80% dos telefones sejam celulares com alta probabilidade de “contato com a pessoa certa” e a linha de orçamento do custo de telecom da sua operação não seja suficiente para suportar essa ação (considerando que o custo médio de uma chamada para telefone móvel é maior do que para fixo). Isso porque, até então, não era estratégia do seu negócio, ou mesmo de seu cliente, realizar esse tipo de acionamento e, por esse motivo, tal ação não foi considerada durante o processo de planejamento orçamentário.

Ou então, pense na possibilidade de precisar realizar uma campanha de envio de boletos de cobrança para clientes devedores em um grupo segmentado com baixa faixa de atraso. Da mesma forma que o exemplo acima, essa ação não estava prevista e não há orçamento para sustentar os custos iniciais com impressão e postagem dos boletos.

Considere agora, que os dois exemplos acima podem aumentar a rentabilidade de seu negócio e com isso superar a expectativa de ganho financeiro daquele mês ou mesmo impactar positivamente na margem anual acumulada de sua operação.

O segredo é comprovar a eficiência financeira de sua ação e mostrar que pode valer a pena estourar o custo orçado para superar em receita, isto é, tirar o foco dos custos operacionais e construir seu argumento com base no aumento da margem.

Para isso, indico a utilização das ferramentas de Análises de Investimentos, que lhe ajudarão a calcular a rentabilidade e viabilidade de sua campanha e agregarão valor ao seu plano de negócios (business plan). Veremos no próximo artigo, quais são essas ferramentas e como utilizá-las em cada situação.

Um abraço a todos!

Daniel Freire

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