nov
13

Três passos para otimizar resultados no call center

por: Angelica Balthasar
fonte: Teclan
13 de novembro de 2012 - 18:04

Tres-passos-para-otimizar-resultados-no-call-center-televendas-cobranca

Por: Kelli Pierri

O desempenho financeiro das centrais de atendimento é um tema sempre presente – e polêmico. Quando há necessidade de redução de custos, a primeira decisão é diminuir o quadro de pessoal, já que a folha de pagamento pode representar até 70% do orçamento. Para os que permanecem, há incumbência de acumular funções, aumentar produtividade e manter os resultados – ou ainda, melhorá-los.

Porém, a redução de quadro de pessoal não é uma decisão que deva ser tomada sem levar em consideração os indicadores do call center. Até mesmo para tomar a decisão sobre reestruturação de equipes, algumas ferramentas devem ser analisadas para que haja assertividade.

Sugerimos, então, três considerações básicas que devem ser analisadas na busca da otimização de resultados.

Dimensionamento: reavaliar a demanda recebida e compará-la com o quadro de pessoal alocado para seu atendimento é um trabalho constante, e imprescindível para que o planejamento seja cumprido. Se você busca mais detalhes, leia nosso post sobre dimensionamento.

Avaliação de desempenho: Neste ponto deve-se avaliar o desempenho de cada grupo de supervisão, comparando seus resultados reais com aqueles traçados para o período, buscando dispersões que devem ser trabalhadas. Desta forma, é possível aumentar a produtividade da equipe e, consequentemente, trazer melhores resultados para todo o call center, sem necessariamente provocar grandes alterações no quadro funcional. Veja mais dicas sobre avaliação de desempenho.

Diminuição de retrabalho: em resumo, reavalie seus processos. Dar mais autonomia para o agente resolver as demandas no primeiro atendimento evita retornos aos clientes (além de diminuir os custos com telefonia), mantém o operador na PA (já que ele não precisará sair do atendimento para resolver a questão), além de evitar pessoas no apoio destinadas a tratar de questões que poderiam ter sido resolvidas imediatamente. Em outras palavras, busque o aumento do seu First Call Resolution através da qualificação dos seus agentes.

E você, tem alguma dica para otimizar os resultados do call center? Deixe suas impressões aqui nos comentários!

Fonte: http://blog.teclan.com.br/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: