Mar
21

Quer ser indispensável?

por: Afonso Bazolli
em: Fraude
fonte: Venda Mais
20 de março de 2013 - 18:01

Quer-ser-indispensavel-televendas-cobranca

Por: Tiago Petreca

A imagem daquele que não é criativo poderia ser traduzida da seguinte maneira. Imagine que você vai ao trabalho e chega sempre na mesma hora. Senta-se da mesma maneira. Abre a gaveta no mesmo ritmo. Pega o telefone com o mesmo entusiasmo (ou falta dele). Checa os e-mails com a mesma paciência e reclama daqueles clientes que não lhe dão atenção. No dia seguinte, esta história se repete. No outro também. Talvez esta imagem não reflita aquilo que você vive, mas com certeza reflete a vida de milhares de trabalhadores, vendedores, gestores. A vida fica enfadonha, ela fica sem vida. Segundo o autor de “Linchpin – Você é indispensável?” você tem duas opções: executar as suas funções básicas no trabalho dia após dia ou se tornar alguém indispensável. E ser indispensável requer criatividade, requer no final do dia, fazer algo diferente. Ser indispensável pode ser simples, mas não necessariamente fácil. Quantas vezes você oferece a seus colegas e clientes um sorriso, ou ainda ouvidos atentos? O quanto você faz a diferença para eles? Como diz Seth Godin: “Os indispensáveis descobrem como realizar tarefas de forma diferente, sob uma nova abordagem, fazendo a diferença todos os dias.” E então, quer ser indispensável? Veja ao lado algumas observações que Seth Godin faz em seu livro. Espero que elas incentivem você a ser muito mais do que já é. Lembre-se, você merece e pode, basta colocar a criatividade para funcionar. Sucesso!

Aviso

Se você absorver todos os conselhos do blogueiro Seth Godin, pode acabar sobrecarregado. O antídoto de Godin contra a mediocridade e o conformismo é tão eficaz e convincente que pode sem querer tornar você a pessoa de referência em toda a organização. Godin afirma que todos temos duas opções: podemos optar por “bater o ponto” preguiçosamente dia após dia, ano após ano, executando um trabalho desprovido de emoção e imaginação. Ou podemos escolher um caminho que promova a singularidade e criatividade, nos tornando profissionais de valor inestimável e indispensáveis. Godin afirma que se você acreditar em si mesmo e em seu “poder de fogo”, acender a sua centelha criativa, abraçar o risco e procurar o lado bom das outras pessoas, você pode se tornar alguém indispensável e influente. Embora Godin utilize um estilo desconexo de escrita, o que para alguns leitores causa certa distração, a getAbstract aplaude este livro de negócios singular e ativante, cujo alcance se estende muito além da sala de reuniões. O autor fez a parte dele, cabe agora a você escolher o caminho a seguir. Mas avance com precaução: ser indispensável também tem os seus perigos.

Conheça algumas ideias centrais deste livro:

• Os instintos de sobrevivência biológica dos seres humanos e o condicionamento sociológico moderno se combinaram para criar uma força de trabalho cheia de seguidores de regras e pensamento negativo.

• Os indispensáveis são aqueles aos quais as pessoas recorrem em busca de ajuda.

• Eles não são sempre brilhantes, mas sabem ver as oportunidades e aproveitá-las.

• O “cérebro de lagartixa” é avesso ao risco. Seu instinto negativo poderoso, chamado de “resistência”, bloqueia a mudança, a qual é considerada uma ameaça.

• Motive a força criativa do seu cérebro para se opor a esta barreira.

• Os indispensáveis tentam ver o mundo a partir da perspectiva dos outros. Eles 
entendem que não podem controlar tudo e são generosos quanto ao seu tempo, 
dinheiro e talentos.

• Eles tomam uma decisão consciente de abordar a vida de forma diferente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: