May
28
27 de maio de 2018 - 14:02

10-livros-gratis-para-baixar-e-inspirar-escolhas-de-carreira-televendas-cobranca

Confira uma seleção com os melhores e-books sobre carreiras do portal Na Prática. É só escolher e baixar de graça

Por: Camila Pati

1. Estes e-books podem ajudar a refletir melhor sobre sua trajetória

O portal Na Prática, da Fundação Estudar, tem em seu acervo digital uma série de livros que podem ser baixados gratuitamente. Grande parte deles é voltada para jovens que estão começando a carreira e, por isso, estão cheios de dúvidas sobre caminhos possíveis em suas áreas de atuação. Mas profissionais mais experientes também podem aproveitar a leitura. Navegue pelas imagens e confira como e por que fazer o download de 10 e-books.

2. “14 histórias de mudança de carreira”

Baixe o livro gratuitamente: no site do Na prática (http://materiais.napratica.org.br/np-historias-mudanca-carreira/). O livro traz histórias de pessoas de diferentes áreas que decidiram mudar o rumo de suas carreiras e estão mais felizes hoje. Os exemplos são variados, podem nortear e inspirar quem está a um passo de tomar uma decisão parecida mas tem receio. Segundo Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar, a coragem para mudar é o fio condutor desse livro.         Os motivadores da mudança vão da insatisfação com a carreira ao arrependimento pela escolha errada de curso de graduação, passando por demissões em massa. Os leitores vão conhecer pessoas como o executivo que, depois de muito tempo trabalhando em multinacionais, migrou para a área social ou o estudante de medicina que virou ator.           A leitura é recomendada especialmente para: “quem já pensou em seguir um caminho profissional diferente ou que está muito insatisfeito e sem motivação no trabalho atualmente, mas ainda não tem a coragem de dar um start numa mudança mais brusca”, diz Anamaíra.

3. “O guia definitivo para iniciar sua carreira numa consultoria estratégica”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática. O livro é uma introdução ao mundo do trabalho em consultorias estratégicas. O material explica, por exemplo, o que é ser um consultor de estratégia, quais são e o que fazem as consultorias com esse foco, como, a McKinsey, Bain & Company, A.T. Kearney e Boston Consulting Group.                Também mostra quais as diferenças entre consultoria estratégica, consultoria de gestão e operação e consultorias mais focadas em implementação, o que, segundo Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar, não é bem explicado na faculdade.            Os leitores vão encontrar também dicas para processos seletivos. Há, inclusive, orientações para a etapa mais temida das seleções em consultorias que é a case interview, quando um problema de negócios precisa ser resolvido.         A leitura é recomendada especialmente para: “quem não entende do setor de consultoria e quer ler sobre o assunto, a fim de saber se pode se interessar pela área ou não, compreendendo se essa carreira vai ao encontro de seus objetivos”, diz a coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar. Interessados em descobrir quais são as portas de entrada para trabalhar em consultorias, como são as seleções e as habilidades exigidas também vão se beneficiar com o livro, segundo Anamaíra.

4. “6 grandes dúvidas sobre o trabalho numa consultoria estratégica”

O segundo e-book da série sobre consultorias estratégicas, do Na Prática, responde a questionamentos sobre o volume de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, crescimento nesta carreira, entre outras dúvidas frequentes.O objetivo é dar um panorama mais profundo sobre a profissão de consultor estratégico e suas especificidades de uma maneira prática. O leitor vai encontrar informações “raras” neste livro. “As consultorias abordadas neste e-book raramente divulgam informações especificas sobre o que acontece no dia a dia delas e, neste material, conseguimos trazer uma visão dos profissionais de dentro delas”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar.A leitura é recomendada para quem: “já sabe que realmente quer seguir carreira na área, mas tem uma curiosidade de entender um pouco mais a fundo sobre como funciona esse mercado, podendo então bater o martelo nessa decisão de forma mais embasada”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar.

5. “Ambev, Bain e outras revelam os segredos para ser contratado”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática.        Este e-book explica como candidatos são avaliados ao disputar oportunidades profissionais em empresas de diferentes setores, como Ambev, Bain & Company, Votorantim e Vetor Brasil, por exemplo. Semelhanças e diferenças nos processos seletivos dessas empresas também são citadas por trainees das empresas que revelam também qual a melhor forma para se preparar para processos.        A leitura é recomendada para: “quem está procurando emprego em uma dessas organizações que contam com processos seletivos bastante concorridos”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar.

6. “O guia de como aproveitar melhor a faculdade”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática. Como desenvolver durante o período de faculdade as habilidades que o mercado exige de um profissional? O primeiro passo é entender quais são a competências que ainda são raras em jovens universitários e é o que o leitor vai encontrar neste e-book. Liderança, resolução de problemas, saber delegar tarefas, capacidade de se comportar em um ambiente de negócios, saber negociar, trabalhar em equipe e se comunicar são algumas das características que jovens ainda em começo de carreira não têm. Mas é possível começar a desenvolvê-las ainda em ambiente universitário ao ir além da sala de aula. O livro destaca especificamente o envolvimento em organizações estudantis e fala o perfil e o que oferecem as principais delas com presença no Brasil como, por exemplo, AIESEC, CHOICE, Ligas Universitárias, Rotaract, Enactus e as empresas juniores. A leitura é recomendada para “quem está na faculdade e quer se destacar profissionalmente, bem como deseja desenvolver habilidades que não são ensinadas na sala de aula”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar.

7. “O guia definitivo para iniciar sua carreira em marketing”

O livro é uma introdução às diferentes possibilidades de carreira em marketing e quais habilidades são exigidas para cada uma delas. Rotina, desafios, mudanças e tendências para a profissão são alguns dos tópicos do e-book.  O leitor vai ter a oportunidade de descobrir quais os pontos que deve levar em consideração na hora de escolher a trajetória a seguir no marketing a partir da visão de quem já trabalha na área. Há histórias de quem atua com marketing de Inovação, marketing em startup e também trade Marketing numa grande empresa. A leitura é recomendada para: “estudantes universitários que estão cursando tanto Marketing quanto Administração, bem como aquele que está seguindo outra graduação, mas deseja ser iniciar uma trajetória profissional em Marketing”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar. De acordo com ela, jovens interessados em transição de carreira também podem gostar do livro.

8. “Como é trabalhar com operações?”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática. Este livro explica como funciona o trabalho na área de operações na indústria de base, na indústria de consumo e também no terceiro setor.        De acordo com a coordenadora da área de carreira da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari, a intenção é desmistificar os preconceitos que comuns em relação à essa área de trabalho que ganha destaque em tempos de parcos recursos. “É uma das áreas mais essenciais em épocas de crise, uma vez que é ela que corta os custos”, diz Anamaíra.          A leitura é recomendada: para quem quer entender esse mercado e vê a possibilidade de trabalhar com operações, segundo ela. “Também é ideal para quem já trabalha/sabe que quer trabalhar na área e quer ficar mais preparado para entregar melhores resultados”, diz a coordenadora.

9. “O guia definitivo para iniciar sua carreira no mercado financeiro”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática         O que é verdade e o que é mentira em relação ao imaginário comum sobre a carreira no mercado financeiro? Este livro tenta trazer a resposta que deve ajudar jovens a decidir ou não pela carreira no setor.          Habilidades exigidas pelo mercado e os caminhos que abrem as portas dessa carreira são alguns dos tópicos abordados pelo livro. Também há informações relativas a processos seletivos e sobre a expectativa dos recrutadores da área.   A leitura é recomendada: “para pessoas que cogitam trabalhar no mercado financeiro, mas querem entender mais sobre como é essa área, além de querer desmistificar os estereótipos difundidos por aí”, diz Anamaíra Spaggiari.

10. “8 áreas do mercado financeiro: qual é para você?”

São várias as possibilidades de carreira no mercado financeiro: bancos de varejo, bancos de investimento, private equity, hedge funds, seguradoras, gestão de fortunas, mercado imobiliário. O livro ajuda a entender melhor sobre como é trabalhar em cada uma das áreas e traz conversas com profissionais que explicam sua rotina e principais desafios profissionais. A leitura é recomendada para: “quem quer seguir a carreira no Mercado Financeiro e deseja ter um direcionamento maior para definir em que tipo de organização tem mais a ver com seu estilo e qual atuação melhor se encaixa com o seu perfil”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora de carreira da Fundação Estudar. Também é indicado para quem está participando de processos seletivos e quem está começando na área. “Muitas empresas do mercado financeiro, inclusive, usam esse e-book como um material de preparação para os entrevistados que passam na segunda fase dos seus processos seletivos”, diz Anamaíra.

11. “Dicas de carreira para um (a) jovem advogado (a)”

Baixe o livro gratuitamente: pelo site do Na Prática. O livro é, segundo a equipe do Na Prática, um manual para quem está de olho no mercado jurídico. Além de mostras as diferentes trilhas profissionais para jovens advogados – que incluem e escritórios, empresas, carreira pública, diplomacia, carreira acadêmica e de jurista – traz dicas parasse destacar e conseguir emprego. Também há orientações para quem ainda vai prestar o exame da OAB.  Profissionais da área comentam ainda quais são as tendências do Direito, as áreas mais quentes e o futuro da profissão de advogado.                A leitura é recomendada para: “quem está se formando em Direito agora – um dos cursos com o maior número de alunos no país. Também é útil para quem ainda está escolhendo qual curso de graduação seguir”, diz Anamaíra Spaggiari, coordenadora da área de carreiras da Fundação Estudar.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: