Uma estratégia de negócios para a implantação e desenvolvimento de um contact center vai muito além de números e previsões do mercado. Para que o negócio alcance o potencial máximo, é preciso investir em quem fornece a principal estrutura de todas as operações: as pessoas. Afinal, é através delas que as operações e tecnologias se somam para alcançar os objetivos previstos na estratégia do contact center. Conforme apontamos no nosso e-book sobre ROI, a má administração das equipes é um dos principais fatores que “sequestram” o lucro nas centrais. Por isso, conhecer as inovações e iniciativas de gestão de pessoas e aplicá-las é fundamental para otimizar os resultados da central.
A gestão eficaz de pessoas está relacionada de modo direto à gestão qualificada de RH. Anteriormente, elencamos os pontos centrais e as vantagens da atuação qualificada do RH. Em contato direto com os colaboradores e munido de informações sobre desempenho e características da rotina de trabalho, um RH apto poderá conduzir a introdução de boas práticas e orientar os gestores sobre a adoção de iniciativas de gestão de pessoas capazes de promover ganhos nos resultados do contact center. No final, os dois lados ganham: os colaboradores e a empresa. Com isso, conheça 3 iniciativas de gestão de pessoas que irão fazer a diferença no contact center:
Mentoria
A mentoria começa já no processo de recrutamento e seleção dos colaboradores. A gestão de RH deve ter as habilidades e os valores desejados bem definidos e claramente divulgados. Os profissionais que exercerão o papel de mentores devem ter esses requisitos em mente e participar do processo de admissão de novos profissionais. Ter a habilidade de identificar se os candidatos atendem aos objetivos da empresa e se têm potencial de desenvolvimento é fundamental. Após a admissão, é preciso que o colaborador seja bem informado sobre suas atribuições, processos da função e conhecimentos essenciais para o desempenho do cargo. Contar com um mentor nessa etapa faz toda a diferença. A mentoria encurta a curva de aprendizado e, como consequência, auxilia tanto o profissional quanto a empresa a ter resultados mais rápidos.
Motivação
Manter uma equipe motivada comporta inúmeros elementos. Não basta pensar apenas no alcance de metas. As premiações podem fortalecer o ânimo da equipe e são recursos importantes – embora devam ser utilizados com extremo cuidado. Contudo, motivar os colaboradores também é encarregar-se da manutenção do clima organizacional, acompanhar os níveis de satisfação, oferecer planos de carreira, detectar talentos que possam ocupar cargos diferenciados, garantir a saúde e segurança no local do trabalho. Conhecer bem as equipes e envolver os colaboradores no processo motivacional são fundamentais. Experimente montar uma equipe multidisciplinar na definição das ações motivacionais, envolva profissionais de diferentes níveis gerenciais, questione os colaboradores sobre sugestões. O envolvimento, em si, já irá trazer ganhos motivacionais, pois é uma maneira de mostrar ao colaborador que sua opinião é importante. A seleção, o treinamento e o reconhecimento são a tríade de iniciativas de gestão de pessoas para iniciar um bom trabalho motivacional.
Monitoramento
A gestão de pessoas é um processo diário e requer uma aproximação constante dos gestores. Monitorar os processos é uma forma de o supervisor estar presente, conhecer os desafios e gerenciar a qualidade das equipes. Para isso, é necessário que metas e objetivos possam ser mensurados. Por sua vez, os colaboradores devem estar cientes do desempenho individual e receber o feedback do gestor. Só assim pode existir crescimento e estímulo para a aprendizagem. A participação do colaborador no processo de avaliação é uma iniciativa de gestão de pessoas igualmente importante. Faça com que a sua equipe se empenhe em definir os objetivos do trabalho e como alcançá-los. Envolva-os no processo e terá equipes mais engajadas com o sucesso da empresa.
A sua empresa promove iniciativas de gestão de pessoas? Qual é mais impactante sobre a equipe?
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