Jun
01
31 de maio de 2016 - 18:02

5-erros-que-sempre-aparecem-nos-curriculos-e-como-corrigi-los-televendas-cobranca

Por: Adriana Fonseca

Chefe da área de recursos humanos do Google, Laszlo Bock decidiu dar uma mãozinha para quem quer aperfeiçoar o currículo. E olha que ele tem experiência no assunto. Nada menos que 20 mil CVs já passaram pelas mãos dele – e ele garante ter examinado um a um. Além disso, o Google recebe 50 mil currículos por semana! Imagina o tanto de informação relacionada que não chega aos ouvidos dele.

Diante desse acesso a tantos currículos, Bock escreveu em um artigo recentemente: “Alguns são brilhantes, a maioria é apenas ‘ok’ e muitos são um desastre”. O executivo diz que, mesmo com o passar dos anos, ele continua vendo os mesmos erros se repetirem. Erros que acabam com a chance de conseguir o emprego.

Abaixo, os cinco maiores erros que ele já viu em currículos.

ERRO 1: Digitação

Parece óbvio, algo que não precisaria ser dito, mas acontece sempre. Bock lembra uma pesquisa feita nos Estados Unidos que revelou que 58% dos currículos têm erros de digitação. “Na verdade, pessoas que ajustam seus currículos o mais cuidadosamente possível podem estar mais vulneráveis a esse tipo de erro, porque frequentemente eles são consequência de voltar atrás repetidamente para afinar o currículo uma última vez. E, fazendo isso, um sujeito e um verbo de repente não combinam, ou uma frase é deixada no lugar errado, ou um conjunto de datas sai do alinhamento.”

A chave para isso não acontecer? Leia seu currículo de baixo para cima. “Inverter a ordem normal ajuda você a focar em cada linha isoladamente.”

ERRO 2: Comprimento

Pode ser difícil resumir toda a sua bagagem, mas um currículo de três, quatro ou dez páginas vai lhe deixar ainda mais longe da vaga. Um documento enxuto demonstra habilidade de síntese e priorização, além de transmitir as informações mais importantes sobre você. “Seu currículo é uma ferramenta que lhe dá a chance para a primeira entrevista. Uma vez que você está na sala, o currículo não importa tanto.”

Bock acredita que um bom tamanho de currículo é uma página para cada 10 anos de experiência.

ERRO 3: Formatação

“A menos que você esteja se candidatando a uma vaga como designer ou artista, seu foco deveria ser fazer seu currículo limpo e legível.” Bock recomenda usar fonte tamanho 10 pelo menos, margens de meia polegada (cerca de 1,2 centímetros), papel branco e tinta preta. Mantenha espaço consistente entre as linhas, colunas alinhadas e coloque logo no topo seu nome e as informações de contato. Lembre-se que a formatação pode variar se o documento for aberto em um software diferente. Para garantir a padronização, salve o currículo em formato PDF.

ERRO 4: Informação confidencial

“Uma vez eu recebi um currículo de um candidato que trabalhava em uma grande firma de consultoria. Essa empresa tem uma política muito rigorosa de confidencialidade: nomes de clientes nunca devem ser compartilhados. No currículo, o candidato escreveu: ‘consultor para uma grande companhia de software em Redmond, Washington’. Rejeitado!” Apesar de o profissional não ter dito o nome da empresa, estava claro que era a Microsoft, e seu currículo foi para o lixo.

A sugestão de Bock aqui é a seguinte: “se você não quiser ver o assunto na primeira página do New York Times com seu nome relacionado (ou se o seu chefe não gostaria de ver), não coloque em um currículo.”

ERRO 5: Mentiras

“Colocar uma mentira no currículo nunca, nunca, nunca vale a pena.” As pessoas mentem sobre seu nível educacional e a escola que cursaram, sobre quanto tempo ficaram em uma empresa, sobre o tamanho da equipe que administraram e sobre os resultados de vendas. Bock lista três problemas ao fantasiar o currículo. “(1) Você pode facilmente ser pego. A internet, as referências e as pessoas que trabalharam na sua empresa no passado podem revelar essa fraude; (2) As mentiras lhe seguem para sempre. Invente algo no seu currículo e, 15 anos depois, você consegue uma promoção e é descoberto. Demissão. E tente explicar isso na sua próxima entrevista; (3) Nossas mães nos ensinaram melhor. Sério.”

Sabe qual é a boa notícia disso tudo? “Porque a maioria dos currículos tem esse tipo de erro, ao evitá-los, você se sobressai.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: