Apr
01
31 de março de 2019 - 14:00

5-truques-para-conseguir-um-emprego-sem-ter-experiencia-televendas-cobranca

Existem formas de impressionar um recrutador mesmo que você não tenha a tão desejada “experiência profissional” no seu currículo. Veja como

Por: Rafael Duarte

Quem está procurando pelo primeiro emprego se vê numa posição bem complexa e paradoxal: não conseguem um emprego porque a principal exigência das empresas é ter experiência profissional, mas também não conseguem ter experiência profissional se ninguém nunca chamar eles para um cargo.

A situação parece um beco sem saída e muita gente se sente impotente, sem saber o que pode fazer para mudar isso. Por isso mesmo a gente está aqui, para te mostrar que existem algumas maneiras de impressionar os recrutadores, mesmo se você não tiver a tão desejada experiência profissional no seu currículo. Quer saber como?

Mostre as suas habilidades… de outro jeito

Quando uma empresa coloca na descrição da oportunidade que está procurando por um candidato com experiência ela não está dizendo necessariamente que só irá contratar um profissional que já trabalhou antes. Na verdade, o que mais importa aqui é se você tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas do cargo que estão oferecendo. E existem outras maneiras de mostrar isso!

Descreva as suas habilidades – tanto no currículo quanto na entrevista de emprego – e demonstre de maneira concreta que você sabe realmente fazer aquilo! Você pode usar como exemplo da habilidade um trabalho de faculdade que você precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige, um trabalho voluntário que você participou, uma ajuda que deu para algum amigo.

Não tenha medo de começar de baixo

Procure por oportunidades de entrada naquelas empresas que mais combinam com você. Não tem problema se o cargo for menor do que você imaginava estar – é o seu primeiro emprego, aceite isso. É importante mostrar para o entrevistador que você quer esse trabalho justamente para mostrar o seu melhor e crescer junto com a companhia. Uma vez lá dentro, se empenhe ao máximo para mostrar o seu valor.

Comece a trabalhar para você mesmo

Toque os seus projetos pessoais ou se junte com alguns amigos e faça coisas incríveis na área que você quer atuar. Além de você produzir algo que servirá para mostrar ao recrutador que você tem as habilidades que ele procura em um candidato, sempre existe a chance da sua ideia dar super certo e você transformar o seu projeto no seu trabalho!

Faça cursos, muitos cursos

Conhecimento nunca é demais, e em uma entrevista de emprego ele tem muito valor! Aproveite o “tempo livre” para fazer o máximo de cursos possíveis e participar de eventos na sua área. Hoje existem muitos cursos gratuitos na internet, então a falta de dinheiro não é desculpa.

Além de colocar os cursos no currículo, entenda qual foi a contribuição de cada um para te tornar um profissional melhor. Saber identificar o que te faz evoluir e como isso acontece é uma ótima qualidade que os recrutadores valorizam nos candidatos.

Entenda se você é a pessoa certa para a vaga

Quando você é avaliado para uma oportunidade, o entrevistador não está apenas querendo saber se você tem as habilidades necessárias para o trabalho; ele quer descobrir se você combina com a empresa. Isso significa compartilhar os mesmos valores da companhia, ter as mesmas crenças, saber se você irá se adaptar à cultura organizacional, essas coisas.

A nossa dica é que você leia tudo o que conseguir encontrar sobre como é trabalhar nessa empresa e quais são os valores dela. Você precisa pensar se você gostará do ambiente, se concordará com as políticas (home office, dress code, por exemplo), se combina com as pessoas que serão os seus colegas, essas coisas. Entenda se é isso mesmo que você quer para a sua vida e se você se sentirá motivado para levantar todas as manhãs para ajudar esta empresa a alcançar os seus objetivos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: