Jun
12

A Importância da criatividade – Por Carlos Pires

por: Carlos Pires
em: Gestão
fonte: Redação
11 de junho de 2018 - 18:05

A-importancia-da-criatividade-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Segundo o dicionário Michaelis, criatividade significa qualidade ou estado de ser criativo, capacidade de criar. A criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal e responsável por grandes mudanças, transformações e soluções. É na criatividade, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. Todos os seres humanos possuem a capacidade criativa, mas uns desenvolvem e trabalham mais, outros menos, criatividade é algo que precisa ser desenvolvido constantemente.

Hoje o mercado busca com muito mais ênfase do que buscava no passado, profissionais criativos, e esta procura vale para todas as áreas, por isso, investir em qualificação aliada a criatividade é fundamental e abrem todas as portas.

A criatividade as vezes exige um tempo de silêncio, pois é o momento de pensar e refletir, sendo assim, não devemos esperar por uma solução criativa imediatamente. Na maioria das vezes, as pessoas são mais criativas do que imaginam, isso acontece pelo simples fato destas pessoas não se conhecerem. Desta forma, é fundamental que os líderes deem chances para que estas pessoas possam entrar em contato com a criatividade e com isso desenvolvê-las.

É muito importante que os líderes conheçam a fundo as pessoas que compõem sua equipe, pois muitas vezes se paga uma fortuna para buscar um profissional no mercado, sendo que você tem ali, ao seu lado, dentro da sua equipe, alguém até superior ao que foi contratado a peso de ouro.

Outra coisa importante para estimular a criatividade, é realizar reuniões sobre o tema com o intuito de ouvir as ideias e sugestões. O brainstorming é uma técnica excelente para estimular a criatividade, afinal a primeira regra é: toda ideia é bem vinda e nada será desconsiderado ou vetado. Nenhuma ideia é errada.

Quando se deparar com algo criativo, não perca tempo, elogie, este estímulo é fundamental para que as pessoas prossigam neste caminho. Qual foi a última vez que você elogiou alguém de sua equipe que colaborou com algo criativo?

Cuide também do ambiente, locais bem preparados e ambientados, estimulam a criatividade. Salas sem janelas, apertadas, falta de ventilação e com lâmpadas fluorescentes, não despertam a criatividade de ninguém.

Sua empresa e seu líder criam um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade? Você trabalha para despertar a criatividade em você? Você utiliza alguma técnica para desenvolver a criatividade? Você como líder, ajuda seus liderados a desenvolver a criatividade?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: