Jun
03

A tendência mundial do home office

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Consumidor Moderno
02 de junho de 2013 - 17:16

A-tendencia-mundial-do-home-office-televendas-cobranca

Por: Sebastián Siseles

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, a comunicação entre os empregados que trabalham em casa e aqueles que trabalham em escritórios é claramente mais ágil

Desta forma, o trabalhador à distância, em regime home office, começa a transitar um caminho de possibilidades infinitas, não só para estabelecer uma rotina mais flexível atendendo às suas necessidades, mas até para o desenvolvimento de um trabalho paralelo, que possa libertá-lo da relação de dependência, para se converter num empresário e seu próprio chefe.

De acordo com estudos, foi revelado que, para 2015, 37,2% dos empregados no mundo todo serão trabalhadores remotos, enquanto hoje esse número representa 20%. Há pouco tempo atrás, o jornal The New York Times publicou uma pesquisa que aponta que 39% dos empregados full time estariam dispostos a trocar 10% do seu salário para ter um trabalho mais flexível. A consultoria norte-americana chamada Stress At Work revelou que os empregados que têm mais flexibilidade no trabalho, têm um nível de estresse 30% menor.

Os profissionais de hoje em dia – especialmente os mais jovens, que pertencem à Geração Y – são indivíduos hiperconectados, que possuem um vínculo estreito com as tecnologias, e que utilizam todas as plataformas eletrônicas disponíveis para se comunicar, com preferência pelas redes sociais e outros meios digitais em relação aos mais tradicionais, como o telefone.  Esta geração, em contraste com suas antecessoras, não procura tanto a estabilidade nem um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Na verdade, esta geração dá preferência à gestão do tempo, o que faz com que se sintam mais abertos a procurar por novas opções de trabalho e flexibilidade de horários, sem estabelecer fortes laços de fidelidade com as empresas para as quais trabalham.

Por isso, não é à toa que os profissionais da Geração Y sejam particularmente abertos ao home office, já que sabem muito bem que trabalhos podem ser realizados de qualquer lugar e como utilizar todos os meios e plataformas para executá-los eficientemente. E o mercado tem absorvido a importância de focar na qualidade do trabalho das pessoas e não no seu jeito de fazê-lo, de trocar o velho formato de “trabalho por horário” para um modelo de trabalho por objetivos ou resultados.

Diante desse cenário, não só o trabalho home office, mas, principalmente, de forma freelancer ou autônoma, deixou de ser sinônimo de incerteza ou privilégio de alguns, para se transformar na nova alternativa concreta, viável e, o mais importante, lucrativa e segura para cada vez mais profissionais.

Sebastián Siseles é diretor da Freelancer.com para a América Latina

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: