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29 de novembro de 2016 - 18:07

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Cada vez mais, a palavra chefia vem sendo substituída por liderança no mundo corporativo. E não se engane: apesar de parecerem sinônimos, são conceitos bastante distintos, que podem fazer uma enorme diferença no que se refere à gestão das equipes e do negócio como um todo. A diferença é simples: enquanto o profissional com perfil de chefe geralmente apresenta características centralizadoras, individualistas e autoritárias, o líder possui competências humanizadas mais desenvolvidas, como autocrítica, flexibilidade e capacidade de escutar.

Agora pergunto: será que é possível desenvolver a competência para liderança ou essa é intrínseca e imutável, inerente somente a alguns sortudos eleitos? Acredito, que a Liderança pode ser desenvolvida, mas primeiro é preciso fazer uma profunda e detalhada autoanálise. Descobrir quais são seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. Há os que possuem um bom nível de autoconhecimento conseguem identificar claramente quais pontos devem ser reforçados em sua personalidade, bem como quais devem ser trabalhados e modificados. Outros precisam buscar a melhor maneira de se encontrar e prosseguir, como o Coaching por exemplo, processo de investigação que promove o autodesenvolvimento. De uma forma ou de outra não tem como fugir, para se tornar um bom líder, você deverá necessariamente passar por um período de desenvolvimento pessoal profundo. Tenha em mente que esse processo de descobrimento nem sempre é fácil nem mesmo agradável, mas fundamental.

O Coaching, cursos técnicos e comportamentais são essenciais para o seu desenvolvimento e representam o caminho mais rápido para o sucesso pois avaliam a sua forma de gestão, aprimoram os seus relacionamentos com colaboradores, ensinam a lidar com situações de conflito no trabalho, enquanto mergulham em uma jornada de autoconhecimento e resgate do que há de melhor em voce. Já a leitura fortalece o aprendizado. Abaixo dicas de livros que devem fazer parte do acervo de todo líder, e suas principais lições:

O Monge e o Executivo (James Hunter) – “Os líderes verdadeiramente grandes têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis”.

A Arte da Guerra (Sun Tzu) – “O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada”.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman) – “As pessoas com prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes em suas vidas, dominando os hábitos mentais que fomentam sua produtividade”.

O Livro de Ouro de Liderança (John Maxwell) – “As pessoas podem ensinar o que sabem, mas refletem aquilo que são”.

A Essência do Líder (Warren Bennis) – “Os líderes não têm nada senão a si mesmos com o que trabalhar. Um dos paradoxos da vida é que os bons líderes chegam ao topo apesar de suas fraquezas, enquanto os maus líderes sobem por causa delas”.

O Desafio da Liderança (Barry Posner e James Kouzes) – “Quando apresentam seu melhor desempenho, os lideres fazem mais do que apenas conseguir resultados. Também correspondem às expectativas dos liderados”.

O conhecimento aqui proposto é parte de uma liderança efetiva, mas, para que funcione e de resultados aposto no C.H.A, uma filosofia para avaliação e desenvolvimento profissional, uma poderosa ferramenta para implementar uma Gestão por Competência aonde o C representa Conhecimento, é o saber teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito, realiza-lo no dia a dia. A Habilidade (H) é o saber fazer. O ideal está na junção de conhecimento e habilidade. Esta, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. Mas como se diz a “teoria na prática é outra”, cuidado, quanto mais teórico menos prático se fica. E por fim A de Atitude, que está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Poucos profissionais estão dispostos a ter atitudes de mudança. Não percebem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor.

Nos próximos artigos, C.H.A para uma Liderança Efetiva partes 2 e 3, nos aprofundaremos no saber fazer, Habilidades e nas Atitudes, no querer fazer. Fique atento e me acompanhe.

Excelente Trabalho a todos!!!

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