Jul
29

Cinco razões para você dizer não a uma proposta de emprego

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
28 de julho de 2013 - 14:02

Cinco-razoes-para-voce-dizer-nao-a-uma-proposta-de-emprego-televendas-cobranca

Recentemente, quando estava trabalhando em outro Estado, um amigo meu, engenheiro de Porto Alegre com excelente carreira e qualificação profissional , foi chamado por um head-hunter que lhe acenou com uma posição altamente qualificada como gestor de um projeto no Nordeste

Por: José Zulmar

Esta primeira conversa , resultou em uma segunda e, depois um terceira chamada, quando entusiasticamente o head-hunter lhe informou ser ele o candidato escolhido. Meu amigo exultou de satisfação.Parecia tudo certo: uma praia do Nordeste , um apartamento próximo ao mar, cargo com poder de decisão, carro , plano de saúde etc. Então a surpresa: o pacote de remuneração era pífio considerando as exigências do cargo. Sem contar que o vinculo era como autônomo: nada disto fora discutido antes. Resultado: meu amigo perdeu um tempo enorme foi levado a criar falsas expectativas e ansiedade. No final irritado disse um sonoro NÃO a proposta.

Dado ao estado atual econômico, pode parecer insano recusar uma oferta de emprego. Mas se as empresas podem escolher ou não você, a recíproca é verdadeira: você tem o direito de escolher a empresa que lhe agrade. Na verdade, a maioria dos candidatos torna-se muito relutante e refém em uma condição destas. Por esta razão, se torna muito tentador aceitar propostas com perspectivas de crescimento que jamais acontecerão. No entanto, mesmo nestas circunstâncias ainda existem algumas razões para desconsiderar uma oferta de trabalho. Aqui algumas- válidas tanto para a disputa de uma vaga em empresas de recrutamento ou RH das próprias empresas.

1. A empresa pode ser financeiramente instável.

Se nada é pior do que não ter um emprego, é conseguir um emprego e depois descobrir em algumas semanas que a empresa esta muito mal de saúde financeira.

“Um candidato deve saber sobre a estabilidade financeira da empresa”, diz Tom Gimbel, presidente e CEO da Rede LaSalle, um profissional de recrutamento em Chicago a Bobbi Dempsey em seu site de consultoria

O candidato tem que pesquisar a empresa, pedir informações, da mesma forma que acontece com ele. Se a empresa está se esforçando na contratação do candidato, não está sendo clara, não há nenhum plano em prática, talvez seja melhor cair fora, eu costumo dizer. Pessoalmente, já fiz isto, principalmente em uma empresa familiar onde o proprietário defendia com suspeita eloquência, a representatividade da sua empresa no mercado sem fornecer maiores detalhes. Você tem, por exemplo, o direito de pedir o último balanço da empresa (que é um coisa pública) para avaliar a liquidez. Assim como a empresa tem o direito de avaliar seus dados pessoais e profissionais.

2. O processo de entrevista é extremamente longo ou desorganizado.

Muitas vezes, o processo de entrevista pode ser um bom indicador de como a empresa opera em geral. Seja o processo realizado por empresa de recrutamento ou pelo próprio RH da empresa que procura um candidato.

“Se demorar mais do que um mês ou mais de três entrevistas para o empregador fazer uma oferta, pode ser um sinal desorganização”, diz Bruce A. Hurwitz, Ph.D., presidente e CEO da Hurwitz Pessoal Estratégico, em Nova York. Eu acrescentaria dizendo que isto se refere a uma posição ” midle level “, diferentemente de uma posição “top level”, quando realmente o processo é longo e diferenciado.

Se eles não podem tomar uma decisão sobre contratar você, ou existem muitas pessoas “palpitando” no processo de contratação, como eles serão capazes de tomar decisões nos negócios da empresa de forma eficaz? É geralmente um sinal de que eles não sabem decidir.

3. Você tem um mau “pressentimento”

Os candidatos devem ouvir sua intuição quando considerar qualquer oferta de trabalho. Observe a portaria e a recepção da empresa. Não falha. A forma como recebem você e como é organizada esta ação, irá dizer muito da empresa. A portaria é um cartão de visita, como é a cozinha de um restaurante e seu banheiro. Já fui recebido na portaria de indústria por guardas brutamontes me tratando com descaso, sentados em gabinetes que pareciam banheiros ambulantes, para depois na recepção, me deparar com uma bela recepcionista com decote sedutor que me fez esperar por longo tempo para ser chamado. Fui embora. Esta não era a empresa que eu queria trabalhar. Não precisa colocar um tapete vermelho de boas vindas a quem chega. Mas o mínimo que se espera é organização, profissionalismo e amabilidade.

A maioria das pessoas que ignoram os seus instintos, geralmente acabam lamentando-se mais tarde. Outros sinalizadores podem incluir sentimentos negativos quanto a postura do entrevistador ou a observação de um alto nível de estresse entre os funcionários, quando você passa pelo escritório da empresa (neste caso, quando a entrevista é no próprio RH dela). Também se houver um alto turn-over de empregados é um péssimo indicador. Fique esperto a seu feeling.

4. A remuneração está abaixo do esperado- e do mercado . Na entrevista prometem um aumento dentro dos próximos três meses.

Claro, é irrealista hoje esperar que salários generosos sejam comuns – mas você precisa de ganhar o suficiente para pagar suas contas. Frances Cole Jones, autora do livro “O Fator Wow: As 33 coisas que você deve (e não deve) fazer para se garantir no mundo empresarial de hoje”, diz que antes da entrevista, você deve ter um “número estratégico em sua cabeça”. O mínimo aceitável. Jones diz que esse número deve ser baseado em fatos, tais como quanto você precisa para pagar aluguel ou prestação da casa, alimentos e outras despesas .Deixe os fatores emocionais de lado e não acredite muito em promessas de crescimento por mais encantadoras que sejam, se realmente você não encontrar nenhuma sustentação nisto. Afinal, você terá que se virar nos 30, ou melhor, nos 90 dias até que a remuneração alcance a sua expectativa. Ainda que você esteja desempregado e precise urgentemente desse emprego. Pense nisto.

5. A empresa vai contra seus princípios, valores morais ou opções de estilo de vida.

Mesmo em tempos difíceis e você desempregado, não vale a pena vender a sua alma por um salário e um desafio que no futuro lhe custará muito.Os candidatos a emprego, devem ficar longe de cargos ou empregadores que entrem em conflito com seus valores fundamentais. Se você é vegetariano, não irá se sentir confortável trabalhando como empacotador de carne em supermercado, não é?

Conclusão.

Os tempos são difíceis, e é impraticável (para não falar muito arriscado) encontrar o trabalho perfeito na companhia perfeita. Mas isso não significa que você deva aceitar qualquer oferta de trabalho, mesmo que você esteja “roendo beira de sino”. Estabeleça algumas regras básicas e use o bom senso. Sobretudo, converse com amigos, família, pessoas nas quais você confia antes de tomar uma decisão. Porém, esteja alerta com os palpiteiros de plantão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Prezado Jose Zulmar,
    Concordo com suas colocações se baseando em empresas Americanas e acrescento ainda que seria de bom tom incluir tambem o fato de que uma empresa admite um funcionario ou colaborador, apenas para um determinado empreendimento e não informa ao candidato a real situação de que no termino deste projeto não haverá continuidade.

    Assim o candidato aceita uma proposta achando que ficará na empresa por alguns anos e na verdade no max. 1 ou 2 anos.

    Outro fato que acontece muito nos EUA, os candidadtos questionam muito não só os beneficios como tambem as condições de trabalho ofertadas pelas empresas, coisas que nós Brasileiros não levamos muito em conta devido as necessidades mais urgentes que temos como tambem a oferta que é baixa.

    Roberto Martins Nascimento em 31 de julho de 2013 - 14:02

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: