Mar
24
23 de março de 2015 - 18:00

Como-3-jogos-podem-lapidar-suas-habilidades-no-trabalho-televendas-cobranca

Por: Talita Abrantes

O repertório de conhecimento de qualquer pessoa não é só forjado dentro de sala de aula ou por meio de tarefas práticas. O universo lúdico também tem muito a ensinar (e lapidar).

“De uma maneira divertida, você consegue simular situações e fazer com que as pessoas percebam como isso funciona”, explica Alessandro Saade, da Academia da Estratégia.

Na prática, é a mesma lógica das linhas de educação que defendem que é “brincando que se aprende”. Para provar este ponto, veja algumas lições possíveis para a carreira oferecidos por três jogos usados em treinamentos.

Quarto

Como funciona: É um jogo de alinhamento similar ao jogo da velha. A diferença é que ele possui quatro variáveis: altura, cor, forma e superfície.

Basicamente, são três regras. Primeiro, ganha quem formar uma linha com qualquer uma dessas variáveis. Segundo, ninguém possui peças exclusivas. Por último, o adversário é quem decide qual tipo de peça o rival irá usar.

Aplicação: “Você trabalha com cenários e análises preditivas”, diz Saade. Em outros termos, o tempo todo, os jogadores precisam pensar nas reações que cada escolha pode desencadear. Com isso, aprende-se a tomar decisões e “sofrer consequências”, afirma o especialista.

O jogo também estimula o pensamento estratégico rápido. Afinal, como na vida real, o cenário muda a cada jogada do adversário. E o jogador precisa agir rápido diante disso. “Se não decidir, o jogo não anda”, diz Saade.

Hora do Rush

Como funciona: É um tabuleiro composto por carrinhos colocados em diversas direções.

O objetivo é tirar o carro da cor vermelha do trânsito por meio de movimentos horizontais e verticais – exatamente como se você estivesse em um estacionamento entulhado de veículos.

Aplicação: “É um jogo de estratégia pura”, diz Saade. O sucesso, neste caso, depende de todas as habilidades da equipe.

“Você tem que saber interpretar como o mercado está e criar uma estratégia. Às vezes, há poucas soluções para resolver o problema”, afirma o especialista.

Team Balance

Como funciona: É um jogo de tabuleiro formado por um labirinto feito em madeira. O objetivo é, por meio de algumas cordas acopladas ao sistema, guiar uma bola até o trajeto final do labirinto. O jogo comporta de 4 a 16 pessoas.

Aplicação: Para chegar até o resultado final, é preciso trabalhar em equipe. “Você precisa de um líder e de uma estratégia”, diz o especialista. Da mesma forma, a organização deve estar focada em um objetivo, ter uma estratégia para alcançá-lo e uma responsabilidade clara para todos os envolvidos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: