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Como contratar agentes de call center

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Callix
24 de novembro de 2014 - 18:08

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O telemarketing é um setor que frequentemente precisa de novos profissionais, seja para acompanhar o crescimento da área ou para repor funcionários que saíram.

Para selecionar as pessoas ideais para trabalhar no call center e diminuir a rotatividade no setor, que pode prejudicar a produtividade da equipe, é preciso que os recrutadores estejam atentos a certas qualidades nos candidatos.

Veja a seguir qualidades importantes que você deve observar na hora de contratar um atendente de call center ideal para a sua empresa:

BOA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO

Um atendente de call center não pode ser uma pessoa tímida, pois seu trabalho se concentra em se comunicar com as pessoas e encontrar soluções para elas, quase que exclusivamente através do diálogo por telefone.

Para que esse contato seja produtivo, é importante que as habilidades de comunicação do funcionário sejam bem desenvolvidas, tanto a de fala quanto a de interpretação – e a timidez pode atrapalhar esse processo. Procure nos candidatos traços de extroversão, como o prazer em dialogar com os outros e a proatividade.

CONCENTRAÇÃO

Uma pessoa desatenta se dispersa com facilidade quando faz uma atividade muitas vezes, e no call center, apesar de cada cliente ser um caso diferente, o trabalho tende a se repetir com frequência.

Encontre pessoas concentradas, capazes de estar com a mente sempre 100% no trabalho. Profissionais assim conseguem atender clientes com mais eficácia e são muito mais produtivos do que um atendente desconcentrado, que precisa pedir para o cliente se repetir várias vezes por não conseguir captar a informação da primeira vez.

PACIÊNCIA

O trabalho no call center pode ser bem estressante, se o atendente não tiver um temperamento calmo. Alguns clientes podem ser rudes, impacientes ou até mesmo falar grosserias. É preciso ter jogo de cintura para agir profissionalmente e não levar esse tipo de coisa para o lado pessoal.

Um bom atendente entende que ele está fazendo aquele contato em nome da empresa e deve representá-la o tempo todo, agindo com profissionalismo até mesmo diante dos comportamentos mais inusitados.

AGILIDADE

O contato com o cliente precisa ser uma experiência agradável, mas breve. Isso é importante tanto para a empresa, que precisa atender o maior número de clientes no menor tempo possível, quanto para o cliente, que na maioria das vezes interrompeu alguma atividade para falar com a empresa e tem outros compromissos para cumprir.

O atendente precisa ser ágil em seu trabalho, e isso muitas vezes quer dizer conversar com o cliente enquanto digita ou procura informações em seu computador. Não existe nada mais frustrante para um consumidor do que longos períodos de silêncio no telefone enquanto aguarda o atendente do outro lado da linha.

Procure profissionais ágeis, que também tenham um bom domínio de informática, pois esses são os que geralmente pegam o ritmo do trabalho mais facilmente.

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