Jul
05

Como é viver a flexibilidade no trabalho – Por Ubiratan Dib

por: Ubiratan Dib Nogueira
em: Gestão
fonte: Redação
04 de julho de 2018 - 18:09 - atualizado às 18:32

Como-e-viver-a-flexibilidade-no-trabalho-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Em janeiro de 2017, quando estava de férias do trabalho, recebi um comunicado por e-mail que me deixou totalmente estarrecido: a partir daquele momento, a empresa em que trabalho estava liberando o uso da bermuda aos colaboradores.

Para quem me conhece pessoalmente ou já trabalhou comigo, sabe o quanto formal eu sempre fui em relação à vestimenta, e receber uma notícia desta me fez imaginar na hora como seria exótico voltar de férias chegando na empresa de bermuda.

Confesso a vocês que não reuni coragem e segui ao trabalho com a vestimenta usual da empresa (traje esporte), o qual já havia passado por uma adaptação, pois trabalhei por quase vinte anos usando o tradicional terno e gravata.

Ao chegar na empresa, não acreditei no que eu vi: todos os colaboradores, exceto aqueles que fazem atendimento ao público, estavam de bermuda.

Naquele momento, não preciso nem falar que me senti “um peixe fora d’água”, mas uma coisa era certa: as boas mudanças devem ser colocadas em prática.

Eu quis fazer esta introdução para abordar uma questão que gera um grande equívoco na sociedade em geral: que a vestimenta representa a conduta pessoal.

Lembro de uma longínqua Copa do Mundo em que eu fui trabalhar com a camisa do Brasil em dia de jogo da Seleção, e ao chegar ao trabalho, fui duramente repreendido por um colega, com a alegação que o líder tinha que dar o exemplo.

Naquele dia, fiquei pensando comigo mesmo: não é no meu comportamento diário que tenho que dar o exemplo?

Ainda bem que novos tempos e ares chegaram.

Atualmente, eu só utilizo calça para trabalhar quando a temperatura está muito amena ou por necessidade de participar de alguma reunião externa, caso contrário, as pessoas me verão somente de bermuda.

Para finalizar a reflexão de hoje, as mudanças acontecem visando o bem-estar das pessoas, devendo prevalecer sempre o bom senso em todos os aspectos, pois aquilo que você veste não vai mudar a sua essência e conduta, basta lembrar dos escândalos de corrupção que o Brasil está assistindo, onde, via de regra, os envolvidos estão trajando os mais refinados e garbosos ternos de renomadas marcas e estilistas.

Abraços e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: