Jan
26

Como fazer contatos em eventos de negócios

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Robert Half
25 de janeiro de 2017 - 18:02

Como-fazer-contatos-em-eventos-de-negocios-televendas-cobranca

Por: Robert Half

As redes sociais nos permitem compartilhar nosso conhecimento com milhões de estranhos, mas fazer conexões pessoalmente é um pouco mais difícil. Por isso é importante participar e saber fazer contatos em eventos de negócios. Como quebrar o gelo e se aproximar de quem não conhece? Como iniciar uma conversa? De um modo geral, você vai precisar de quebra-gelo mais sutil para ser bem-sucedido. Sutileza inclui reconhecer o momento certo para se apresentar e conseguir fazer a conversa fluir.

Antes de se aproximar de alguém, certifique-se que não está interrompendo nada. Você precisa de uma forma eficaz para se envolver. Idealmente, as primeiras palavras que sairão de sua boca serão sobre como você está conectado (de alguma forma) para a pessoa com quem está tentando se relacionar. Isso nem sempre é possível. Então, aqui estão algumas ideias sobre o que dizer, que você pode personalizar como achar melhor:

1. Use o Evento

Vamos dizer que você está em uma conferência e reconhece alguém de uma palestra que você assistiu. Agarre a oportunidade: “Oi, vi você na palestra do fulano hoje pela manhã. O que você achou?” Por menor que seja, é um ponto que vocês têm em comum e que também oferece uma oportunidade para compartilhar pensamentos e opiniões.

2. Tente uma conversação padrão

Onde quer que haja comida, há conversa. E isso inclui eventos de rede de negócios. Se você está em uma fila do buffet com alguém que você gostaria de encontrar, não perca tempo: “Uau, a comida parece ótima! Eu não sei o que escolher”. (ou coisas do tipo) Este tipo de comentário convida as pessoas a responderem com conselhos. E embora possa não ser a maneira mais rápida de começar a falar, ele abre a porta para apresentações.

3. Tenha uma boa história na manga

Se você estiver em um pequeno grupo que inclui pessoas que você não conhece, conte algo que esteja relacionado com o tema. “Sim, isso me faz lembrar de algo semelhante que aconteceu no meu escritório quando … ” Esta abordagem é menos invasiva ou inadequada. Isso pode despertar atenção no interlocutor e ele pode querer saber o que foi feito naquela situação.

4. Faça uma conexão pessoal

Quando você está em um evento organizado por amigos ou família e encontrar alguém que você gostaria de adicionar à sua rede profissional, puxe papo. Neste caso, sua introdução pode estar ligada a seu relacionamento com o anfitrião. “Oi, eu sou Felipe, e eu conheci Raquel quando nós estávamos estudando Relações Exteriores. Como vocês se conheceram?” Assim, a pessoa com que você está falando já sabe que você tem uma conexão social e que trabalha em um campo específico. São algumas dicas simples, mas que podem te ajudar na hora de fazer aquele contato.

Para qualquer um dos casos, não pode faltar a famosa cara-de-pau e jogo de cintura, pois seu interlocutor pode simplesmente não levar a conversa adiante. Não insista! Haverá outra oportunidade para se aproximarem ou mesmo em um próximo evento, você pode descobrir que conhece uma pessoa em comum e aí despertar o interesse dessa pessoa em você. Boa sorte e nunca esqueça o cartão de visitas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: