Por: Adriana Fonseca
Algumas empresas têm regras absolutamente claras de como seus funcionários devem se vestir. É o caso dos escritórios de advocacia e dos bancos, por exemplo. Mas o que diz a etiqueta corporativa quando não há um “dresscode” a ser seguido?
Difícil saber. Há companhias que aceitam super bem as camisetas e as calças jeans, já outras prezam pela formalidade apesar de não registrarem isso em um documento. Como saber o que vestir no seu primeiro dia nessa empresa sem regras claras? Veja algumas dicas.
Pergunte
É o jeito mais fácil e seguro de descobrir como você deve se vestir em seu novo emprego. Após fechar a contratação, levante o assunto com o pessoal do RH, seu futuro chefe ou algum colega. Muito melhor do que chegar no primeiro dia malvestido ou com uma roupa formal demais para o ambiente.
Observe
Preste atenção em como seu gestor direto se veste – você pode notar isso já na entrevista. E, se ele vem de terno todo dia, sinal de que a empresa presa por roupas mais formais.
Analise
A cultura da empresa pode dizer muito sobre o modo como se espera que seus funcionários se vistam. Se a companhia valoriza a criatividade e a colaboração entre diferentes níveis hierárquicos, vai acertar quem for trabalhar de forma mais casual.
Sinta
Conforto é fundamental. Calma, não estamos falando para você pegar aquele moletom surrado e ir para o escritório. Mas, na hora de escolher a roupa, leve em conta as peças que permitam se sentar e se levantar sem que seja necessário ficar ajustando o comprimento, as mangas que deem liberdade aos movimentos e as camisas que não mostrem a barriga quando você se esticar para pegar alguma coisa.
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