Mar
04

Comunicação: por que você fala muito e continua sendo ignorado

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
03 de março de 2015 - 18:06

Comunicacao-por-que-voce-fala-muito-e-continua-sendo-ignorado-televendas-cobranca

Quem nunca ouviu ou até mesmo pronunciou a frase “menos é mais” que atire a primeira pedra. Mesmo assim ainda temos o costume de explicar além do que deveríamos. Já parou para pensar no tamanho dos e-mails que enviamos? E as longas reuniões? Uma pausa para meu momento de glória dentro do contexto: e aquelas longas apresentações?

Ir direto ao ponto é crucial para uma comunicação de sucesso (obrigado, Joseph McCormack), conquistando a atenção de quem precisa. De acordo com McCormack, ser breve é uma forte habilidade para aqueles que anseiam pelo crescimento entre tantas pessoas que sobrecarregam as informações.

E quem gosta de estatísticas? Se esse é o seu caso, saiba que o estudo conduzido por McCormack apontou que 43% das pessoas costumam ignorar (e/ou apagar) e-mails longos. O comportamento em buscar informações é bastante excessivo também: as pessoas checam seus e-mails 304 vezes por semana, checam o celular 36 vezes por hora e são interrompidas a cada 8 minutos em um único dia.

Cansa só de ler, agora imagine depois de tudo isso você entrar em uma sala e se deparar com uma apresentação cujos slides serão facilmente ignorados? Essa é uma realidade que ainda perdura nos dias atuais.

Algumas dicas:

Direto ao ponto

Falarei algo que pode doer em alguns: storytelling não é para todos e não tem 100% de aplicação. Por mais que você adore ser criativo, aprender que existe momento para o lúdico e momento para o formal o fará apenas prosperar na forma de se comunicar.

Resumo e descarte

Seja sincero com você e com sua apresentação quanto ao conteúdo, e isso é fácil ao identificar o objetivo. Se a informação não se relaciona nem ajuda com o objetivo da apresentação, descarte sem dó.

Para as próximas apresentações, lembre-se: vivemos em um mundo onde as informações se acumulam diariamente (talvez você seja uma das pessoas descontroladas a ter mais de mil e-mails não lidos em sua caixa de entrada), poupe sua audiência de uma apresentação carregada e entregue apenas e unicamente o que ela quer.

Todos sairão felizes, e apenas com o que interessa em suas mentes – menos chance de esquecerem.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: