Aug
05
04 de agosto de 2013 - 14:02

Confira-as-5-principais-dificuldades-de-gerentes-de-primeira-viagem-televendas-cobranca

Assumir um cargo de gerência pela primeira vez traz muitos desafios para os profissionais. As consultorias LAB SSJ, Clave e Etalent fizeram um levantamento para mostrar quais são as principais dificuldades. Chamou a atenção que 85,5% dos novos gestores não receberam treinamento algum para assumir o cargo.

A pesquisa ouviu cerca de 4.000 funcionários de grandes empresas do setor industrial, entre profissionais que estão dando seus primeiros passos como gestores e outros que já estão nesses cargos há algum tempo.

Segundo Alexandre Santille, diretor-executivo do LAB SSJ, uma consultoria de educação corporativa, ser bem-sucedido como chefe de primeira viagem requer uma grande mudança de identidade para a qual a maioria dos profissionais não está realmente preparada. “Novos gestores podem até reconhecer essa transição intelectualmente, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o novo papel”, explica o executivo, em nota. Ele diz que o primeiro cargo gerencial é determinante para qualquer profissional.

Veja abaixo as 5 principais dificuldades encontradas.

1. Ter que desenvolver pessoas

Item indicado por 86,6% dos participantes, a preocupação com o desenvolvimento da equipe está presente tanto ao assumir a primeira chefia quanto após a transição.

2. Falta de treinamento

De acordo com o levantamento, apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir o cargo –a maioria dos entrevistados (78,6%) afirmou buscar apoio de seus líderes para aperfeiçoar suas habilidades.

3. Definir suas responsabilidades

Antes de assumir a primeira gestão, 78,1% das mulheres e 75,1% dos homens afirmaram ter expectativa de definir mais claramente suas responsabilidades na nova função.

4. Aprender rápido

Esse é um desafio maior para homens (33,3%) do que para mulheres (24,8%).

5. Saber lidar com conflitos

Essa é uma preocupação mais marcante para os chefes novatos (70,2%) do que para os mais experientes (64,5%).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: