Nov
24
23 de novembro de 2015 - 18:02

Conjuge-bagunceiro-atrapalha-sua-carreira-diz-estudo-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Seu parceiro ou parceira é desorganizado e impulsivo? Não é só a carreira dele ou dela que pode sofrer com isso. A sua também.

Pelo menos é o que afirmam psicólogos da Universidade de Washington em St Louis, que acompanharam mais de 4.500 pessoas casadas ao longo de cinco anos. A conclusão deles é que existe uma clara relação entre o sucesso de um profissional e a personalidade do seu cônjuge.

No período de observação, os participantes da pesquisa que eram casados com pessoas extremamente eficientes e organizadas receberam mais promoções no trabalho, ganharam salários mais altos e manifestaram mais satisfação com a carreira.

Mais do que qualquer outra, a eficiência é a característica da sua “cara metade” que mais faz diferença para o seu trabalho, segundo o estudo. Outros traços psicológicos como extroversão ou neurose não afetam tanto a sua evolução profissional.

Alianças trocadas com a produtividade

Mas por que ser casado com alguém metódico é tão benéfico para a carreira? Uma das hipóteses dos pesquisadores é que a maioria das pessoas espelha o comportamento do cônjuge: se ele ou ela é ágil, produtivo e habilidoso, é provável que você sinta necessidade de copiar essa atitude.

Outra explicação é que ter um parceiro eficiente frequentemente “livra” o profissional de cuidar de tarefas domésticas – o que acaba lhe deixando com mais tempo para se dedicar à carreira.

Joshua Jackson, um dos psicólogos por trás do estudo, ressalta que o benefício não vale apenas para um gênero. Tanto mulheres quanto homens casados com pessoas que colaboram nas tarefas de casa se dão melhor no trabalho.

“O que permite que alguém se dedique à profissão é ter um parceiro eficiente e produtivo. E isso merece ser considerado pelos dois gêneros”, disse Jackson ao Washington Post.

O “charme” dos metódicos

A lição que fica, dizem os pesquisadores, é que qualidades como eficiência e organização também devem ser consideradas na hora de escolher o seu par.

“Enquanto pesquisas anteriores mostram que as pessoas desejam parceiros gentis e pouco neuróticos, percebemos que elas também deveriam desejar companheiros altamente eficientes”, escreveu Brittany Solomon, uma das envolvidas no estudo.

“Embora ter um parceiro metódico possa parecer uma receita para um estilo de vida rígido e entediante”, continuou ela, “descobrimos que cônjuges com esse perfil trazem mais chance de prosperidade no relacionamento e na carreira”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: