Mar
09

Definir prioridades é base para conciliação de trabalho e estudo

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
08 de março de 2020 - 12:00

Definir-prioridades-e-base-para-conciliacao-de-trabalho-e-estudo-televendas-cobranca-2

Para quem tem dúvidas se é possível conciliar um MBA com o trabalho, o contador Diego Del Mastro Monteiro, 25 anos, gerente de auditoria da Crowe Howarth, está aí para comprovar. Sua rotina começa às 7h30, quando sai da zona leste da cidade de São Paulo, onde mora, e se divide entre a avenida Paulista, na sede da consultoria, e zona norte e zona sul, regiões em que ele faz trabalhos ao longo do dia. Como se não bastasse, duas vezes por semana, das 19h às 22h30, Monteiro frequenta as aulas do MBA em gestão de riscos e compliance, no campus de Pinheiros da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

Com duração de 24 meses, o MBA exige muita leitura e dedicação. “Ao final de cada aula, levo um texto com o compromisso de fazer uma apresentação na semana seguinte”, diz. Para dar conta, sem prejudicar as tarefas profissionais, Monteiro aproveita parte do horário de almoço e, quando necessário, estuda em finais de semana. Apesar do ritmo cansativo, o esforço compensa e o contador ainda consegue separar um tempo para viajar, curtir restaurantes ou jogar pôquer com os amigos.

Organização e gestão do tempo ajudam na jornada dupla. Priorizar é essencial. Quem tem aulas às sextas-feiras e aos sábados, terá dificuldade em participar de um projeto da empresa no fim de semana. “No trabalho, o profissional precisa alinhar as expectativas, de maneira clara e transparente, sobre o que é capaz de realizar”, diz Guy Cliquet, coordenador de pós-graduação lato sensu do Insper.

Já o curso demanda um compromisso para além da sala de aula. “É um momento de vida que vai pedir uma dedicação muito grande ao estudo, abdicando de horas de lazer”, diz Márcia Almström, diretora do ManpowerGroup. Há casos, segundo ela, em que a empresa oferece mais flexibilidade ao profissional que está fazendo um MBA, como não marcar reuniões ou viagens nos dias em que o funcionário tem aula.

“O dia tem 24 horas. Então, a pessoa precisa se organizar em relação a essa realidade”, enfatiza Denize Dutra, coordenadora do MBA em gestão estratégica de recursos humanos (RH) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Além de organizar o tempo, a comunicação assertiva no ambiente de trabalho também ajuda a gerenciar a jornada dupla, diz Denize. Isso envolve negociar prazos para datas de reuniões ou entrega de tarefas. Delegar algumas atividades evita que o profissional fique sobrecarregado ou estressado. “Vale deixar claro para a equipe quais as limitações da agenda e alinhar os compromissos”, afirma Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half.

Segundo os especialistas, a decisão de cursar um MBA precisa ser avaliada previamente, levando em consideração não apenas a fase da carreira, mas também o momento de vida e familiar. “Há profissionais que fazem o MBA apenas para agregar ao currículo, e isso pode ser uma armadilha”, afirma Marshal Raffa, diretor-executivo da Thomas Case & Associados. “É preciso dar um passo atrás e ter certeza de que o MBA está alinhado com o plano de carreira”, diz Mantovani.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: