Mar
30

Escolhi a profissão errada ou não estou na empresa certa?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Gestão & RH
29 de março de 2016 - 18:02

Escolhi-a-profissao-errada-ou-nao-estou-na-empresa-certa-televendas-cobranca

Por: Alessandra Vieira Martins

A fase da escolha da profissão geralmente se dá em um momento em que ter dúvidas é muito comum. Muitas pessoas se deparam com a pressão da escolha ainda na adolescência, e não raro, optam por uma atividade profissional sem ter muita noção da importância dessa escolha.

Ao optar por essa ou aquela carreira, o jovem, muitas vezes não conhece a rotina e os deveres que envolvem a profissão escolhida. Diante de tantas possibilidades profissionais é quase impossível não ficar em dúvida na hora de escolher.

É preciso analisar com calma e saber que o sucesso e o sentimento de realização no trabalho estão diretamente ligados a trabalhar com algo condizente com sua personalidade. Sua maneira de interagir, seu modo de ver as pessoas e o mundo, influência na sua rotina de trabalho, ou seja, você deve se identificar com a profissão que escolher.

Além dos jovens em início de carreira, também tem algumas pessoas que iniciam sua vida profissional antes mesmo de ingressar em uma faculdade. Geralmente em uma área que nunca estudou e não tem conhecimento teórico ou prático, aprendendo no dia a dia.

O ponto em comum entre jovens em início de carreira e profissionais maduros que literalmente caíram de paraquedas na profissão que exercem, é que caso estejam na atividade profissional errada, cedo ou tarde a insatisfação baterá à porta de ambos!

Dificilmente profissionais que escolhem a profissão com pouco (ou nenhum) conhecimento de si e também da atividade conseguem se manter motivados. Os sinais de que você está na profissão errada são muito claros e merecem atenção e tomada de decisão. Veja os mais clássicos:

Desânimo e frio na barriga ao ouvir o despertador: Sabe aquele sentimento de tristeza e aquele desagradável frio na barriga quando o despertador toca na segunda-feira e você lembra que ainda tem a semana toda pela frente? Essas sensações são indicativos clássicos de que algo está errado com sua escolha.

Baixo desempenho: Metas e objetivos deixaram de te motivar e passaram a assombrar seu dia a dia. Resultados e projetos então, nem fazem mais parte do seu dicionário.

Salário é a única coisa que o mantém no trabalho: O profissional que só vai trabalhar porque tem contas para pagar e sente que o salário é o único elo entre ele e a empresa, pode ter certeza que está aí mais um indicativo de que está na profissão ou na empresa errada!

Passar boa parte do expediente procurando outro emprego: Adiar as atividades diárias e passar boa parte do tempo utilizando os recursos da empresa para procurar outra oportunidade é um sinal claro de insatisfação.

Você adoece com frequência: Em casos extremos de insatisfação, a resistência do corpo pode ficar prejudicada, comprometendo a saúde física e mental. Quando se atinge um nível crítico de insatisfação e a pessoa não consegue perceber os sinais, acaba adoecendo e é justamente isso que chama a atenção desse profissional, ou até das pessoas que convivem com ele de que algo está errado!

Esses sinais podem indicar que você está insatisfeito com a profissão, mas você também pode passar por esses “sintomas” caso esteja insatisfeito com a empresa onde trabalha atualmente e até com a chefia e isso não significa que escolheu a carreira errada. É crucial analisar com atenção qual é o seu caso.

A solução para a insatisfação com o atual emprego pode ser relativamente simples, ao passo que resolver a insatisfação com a profissão é um pouco mais trabalhoso. É preciso investir em autoconhecimento e esforço no sentido de mudanças que geralmente são bem difíceis.

Saber um pouco de si mesmo, pelo menos o suficiente para identificar quais são seus valores, prioridades e habilidades, sem dúvida ajudará muito nesse processo de mudança.

Apesar do processo de mudança de profissão ser trabalhoso, às vezes lento e para algumas pessoas até doloroso, vale muito a pena, pois ter como atividade profissional algo com que se identifique significa ter qualidade de vida não só no campo profissional, mas também no campo pessoal.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: