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22 de setembro de 2015 - 18:07

Gestor-o-que-delegar-e-o-que-nao-delegar-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Para saber o que delegar e o que não delegar 1 liste as atividades diárias que você executa e que lhe trazem grandes resultados 2 liste as atividades que são urgentes mas que possuem pouca influência para o resultado ou realização do seu trabalho. Dica: cuide para não ficar preso em atividades que lhe dão prazer na execução porém poucos resultados profissionais.

Resumindo, o gestor deve ter foco naquilo que é importante e ao mesmo tempo no que traz êxito para a organização. Administrar o tempo e priorizar as ações estratégicas do dia a dia remete em como desenvolver a equipe para uma delegação efetiva.

Agora monte seu plano de ação e delegue mais. Em outras palavras…

Não tenha medo de perder o controle dos detalhes nem pense que outro profissional não vai dar conta do trabalho. Encontrar desculpas como “se eu fizer será mais rápido e do jeito exato que eu quero” para continuar a fazer aquilo que já domina é um erro. Entenda que delegar tarefas não quer dizer se desligar delas, mas abrir mão dos detalhes e deixar o colaborador realizar as atividades da forma que ele achar melhor. Delega-se a tarefa, não a responsabilidade.

Importante que ao delegar as tarefas se tenha a certeza de que foi compreendido. É necessário combinar pontos de monitoramento para que a equipe possa esclarecer dúvidas e sanar as dificuldades ao longo do processo. O feedback é uma excelente forma de orientar o rumo desejado para cada atividade e valorizar o responsável. Mapear as fortalezas e o nível de maturidade de cada integrante da equipe é essencial para que a distribuição e a realização das tarefas sejam satisfatórias.

Transforme-se em um líder coach. Não passe as ordens ao funcionário dizendo como ele deve executá-la, demonstre que ele é valorizado e o estimule a mostrar as competências e qualidade que possui. Um líder coach é aquele que faz perguntas e faz o colaborador pensar para encontrar as saídas e as soluções por si, de modo independente. Ouça as ideias que ele tem para apresentar e criem juntos uma solução, ou uma possibilidade de inovação.

Garanta o estímulo dos funcionários oferecendo oportunidades para que eles realizem o trabalho como acharem mais adequado. Reconheça o trabalho feito pelas pessoas e de feedback, vale procurar um Coaching para seu desenvolvimento como líder.  E, se o resultado for um erro, evite apontar culpados e apenas criticar. Oriente e mostre soluções para que a tarefa seja cumprida com sucesso na próxima execução.

Siga em frente, apesar do erro. Você aprende a delegar tarefas, mas quando os primeiros erros aparecem, volta a abraçá-las e concentrá-las. Infelizmente, isso é um hábito muito comum, que deriva da incapacidade ou despreparo do líder em capacitar, treinar ou preparar outras pessoas. E se a decisão que seu colaborador tomou não foi a que você gostaria, converse com ele e explique quais os seus critérios, verificando prós e contras na escolha dele. Assim, você esclarece como prefere que determinado assunto seja analisado e resolvido.

Acompanhe a execução. Para não correr o risco de se frustrar com o desempenho nas tarefas que você delegou, intervenha, se necessário. Nunca se conforme com erros frequentes ou tolere a mediocridade. Identifique e aja para eliminar as causas. Leve em conta que cada colaborador tem uma curva de aprendizado e analise a melhor maneira de fazer com que todos atinjam as metas, inclusive você.

Excelente trabalho a todos !!!

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Comentários (2)
  1. Sou Gestora Comercial, e adorei o artigo, dicas para incluir na rotina!!!

    Marilsa em 25 de setembro de 2015 - 11:13
  2. Excelente seu último texto, aliás todos.

    Juliana Cerioni em 25 de setembro de 2015 - 10:06

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