Sep
09
08 de setembro de 2015 - 18:06 - atualizado às 18:21

Contact-center-outsourcing-ou-terceirizacao-voce-sabe-diferenciar-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

O outsourcing ou terceirização é uma ferramenta que permite que as empresas se concentrem em fazer o que realmente fazem bem.

No mundo corporativo, diversos termos técnicos são usados e cabe aos profissionais entender o significado exato de cada um deles. Uma confusão feita muitas vezes é em relação ao outsourcing e terceirização. Você sabe a diferença entre os termos?

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para atuar ou desenvolver uma determinada área da empresa tornando-a mais eficiente. Em inglês, a palavra “out” significa “fora”, e “source” significa “fonte”, ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior.

Basicamente, a diferença entre terceirização e outsourcing está nos serviços que são delegados às empresas especializadas. Enquanto a terceirização diz respeito a atividades mais gerais, como limpeza, segurança, etc., o outsourcing tem como foco de atuação as áreas mais estratégicas, como Recursos Humanos, T&D, TI, Financeiro, entre outras.

Tanto a terceirização como o outsourcing, estão solidificados nos dias de hoje porque toda empresa está em busca de atender o trinômio: 1. Produtividade, 2. Qualidade e 3. Competitividade. Dessa maneira, o outsourcing permite que os recursos da organização, tanto tecnológicos quanto intelectuais, possam se voltar exclusivamente para o core business da empresa, aumentando produtividade com qualidade e, principalmente, sua competitividade no mercado.

Importante esclarecer que apesar do auxílio externo, a empresa contratante é quem está no comando e deve gerenciar as atividades. Antes de contratar um Outsourcing, é preciso que a empresa faça uma autoanálise, determinando seus principais objetivos. O trabalho começa com a identificação das necessidades da empresa. Depois disso, deve-se escolher um parceiro e estabelecer seu papel.

Uma pessoa ou equipe de fora deve ser buscada quando é preciso completar o know-how e a expertise do grupo interno. Dentre os pontos positivos do outsourcing, estão a ganhar vantagens estratégicas que não estão disponíveis internamente; assim como manter o número de colaboradores independente do aumento da produção; ou mesmo acessar novos recursos humanos e tecnológicos.

O outsourcing confere ainda uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa, a exemplo custos com recrutamento, seleção, gestão de recursos humanos por controle dos processos e indicadores de desempenho, e em atividades como Treinamento de equipes e Desenvolvimento da Liderança.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: