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11 de novembro de 2014 - 18:02

Hackeando-o-fracasso-estrategias-para-transformar-o-insucesso-em-reinvencao-televendas-cobranca

Por: Giselle Santos

Com percepção aguçada para o mercado, Henry Ford acertou quando disse que o fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade. Para cada produto ou serviço que conhecemos, inclusive os apontados como líderes de mercado, existem várias versões que foram testadas e rejeitadas em algum momento de sua existência. Ou alguém acha que aquele dispositivo legal, que prometia mil músicas no seu bolso, foi para a linha de produção direto da cabeça de seus criadores?

Histórias de sucesso advindas de fracassos se multiplicam e ganham notoriedade em eventos como os Fail Festivals, festivais que celebram o fracasso como ponto de partida para inovação, reinvenção e triunfo. Curiosamente – no empreendedorismo, educação e até no amor- o fracasso ainda é tabu e tecnicamente, para muitos, o fim da linha de um sonho.

Mas como fazer do fracasso uma estratégia para a reinvenção e sucesso?

Divida a experiência do fracasso – Quando você compartilha a sua experiência com membros de sua equipe, você pode estar abrindo um canal para trocas e perspectivas singulares. Um novo olhar sobre o mesmo problema poderá trazer a solução que procura.

Encare o insucesso como oportunidade de crescimento e desenvolvimento – Aproveite o momento para refletir sobre suas práticas e rever conceitos. Procure responder três perguntas básicas: o que você procura? O que está faltando? Analisados os desafios, qual é o maior erro a ser evitado?

Seja resiliente e itere – Não deu certo? Tente de novo! Iteração deve fazer parte do seu planejamento, esteja pronto para repetições de procedimentos e ações. Adapte-se às mudanças necessárias para atingir seus objetivos, procure entender o cenário em que se encontra e encare as adversidades.

Pratique o desapego – Muitas ideias falham por nos apegarmos demais às nossas expectativas, premissas e gostos pessoais. A receita é simples: em qualquer projeto há espaço para falar e para ouvir. Ouça, teste seu produto ou serviço, coloque-se na posição do seu usuário final. Exploradas todas as perspectivas, se ainda achar que está distante da realidade almejada, pratique o desapego e descarte a ideia original.

Você não é o primeiro e nem será o último a fracassar. Portanto, mantenha os pés nos chão, subverta as falhas, hackeie o fracasso e reinvente-se.

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