Jan
23

Inicie o ano agradecendo pelo seu trabalho – Por Ubiratan Nogueira

por: Ubiratan Dib Nogueira
em: Gestão
fonte: Redação
22 de janeiro de 2024 - 17:12 - atualizado em 23 de janeiro de 2024 às 7:53

Inicie-o-ano-agradecendo-pelo-seu-trabalho-televendas-cobranca

Olá amigos leitores! Feliz 2024 a todos!

Resolvi escrever este texto para compartilhar com vocês algo que tenho presenciado com muita frequência nos atendimentos que recebo em estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços: o desgosto declarado das pessoas pelo trabalho.

No último dia 30 de dezembro, eu fui à uma filial de uma rede de academias que frequento para minimizar os efeitos das festas e confraternizações de fim de ano, e antes de ir embora, perguntei para a colaboradora se haveria também expediente no dia seguinte. Qual foi a resposta que eu recebi? Infelizmente, sim!

O nível de insatisfação da profissional estava visível. Estamos falando aqui de uma jovem, por volta dos 20 anos, com toda a energia e caminho a seguir que esta fase permite.

No momento da resposta, lembrei comigo mesmo quantos dias 31 de dezembro, sextas e sábados de pontes de feriado, carnavais e também nos próprios dias de feriados que trabalhei no passado, sempre com muita alegria e disposição.

Lembrei também dos inúmeros brasileiros desempregados aguardando uma oportunidade de trabalho para garantir o seu sustento e da sua família.

Como já escrevi uma vez aqui mesmo no Blog Televendas & Cobrança em outra oportunidade, passei por muitas privações na infância e adolescência antes de ingressar no mercado formal de trabalho, e desde então, a segunda-feira, para mim, sempre foi o dia mais feliz da semana.

Mas Bira, cada um tem a sua vida e se comporta como quiser! Sem dúvida alguma, porém, lamento muito por grande parte dos profissionais estar com essa linha de pensamento, principalmente das gerações Y e Z, ou seja, os nascidos a partir da década de 1980.

Por qual motivo eu lamento? Essas pessoas têm uma longa estrada pela frente e essa animosidade ao trabalho é muito perigosa, sendo uma das principais causas do comprometimento da saúde mental hoje identificada pelas empresas.

Bira, na sua visão, há alguma solução? Sim, mas não é simples, pois vai depender de quão dispostos estarão os pais ou responsáveis destes jovens para expor a realidade da vida e não vislumbrar o sucesso instantâneo sugerido pelas redes sociais.

Esta é a provável razão pela qual a pessoa que trabalha humildemente na base da pirâmide da sociedade é induzida a acreditar que o seu destino foi selado pelo fracasso, quando, na verdade, tudo sempre dependerá de seu esforço para conquistar a mudança que tanto deseja em sua vida profissional.

Por fim, para iniciar o ano com muita alegria e energia, convido a todos que estão lendo este texto a fazerem um agradecimento pelo seu trabalho. Caso não esteja trabalhando neste momento, faço votos que esta situação seja momentânea e que em breve você resgate a sua oportunidade pela fé, esperança e competência.

Abraços e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. gerações Y e Z, ou seja, os nascidos a partir da década de 1980 ?????????

    A Geração Z corresponde aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010 esses sim lamentamos e tem comportamento como esse, é só olhar para dentro das suas operações e refazer essa frase. Y não tem esse comportamento de 1980 ate 1990 ainda foram salvos! ja a geração Z foi prejudicada pela tecnologia e pelo governo. (minha opinião)

    lnannini em 23 de janeiro de 2024 - 09:50
    • Olá lnannini, tudo bem?

      Primeiramente, quero agradecer por você ter lido o artigo e prestigiar o Blog Televendas & Cobrança.

      Em segundo lugar, ratifico tudo que escrevi, pois este é o meu ponto de vista.

      Caso você escreva em algum portal ou na plataforma LinkedIn, gentileza compartilhar o seu perfil para eu conhecer, visto que é muito saudável e democrático haver vários pontos de vista diferentes de um mesmo tema.

      Um grande abraço!

      Ubiratan Nogueira em 24 de janeiro de 2024 - 13:16

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: