jan
20

Lista mostra as universidades que formam os melhores funcionários

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
20 de janeiro de 2013 - 18:07

Lista-mostra-as-universidades-que-formam-os-melhores-funcionarios-televendas-cobranca

Por: Adriana Fonseca

Apenas duas instituições brasileiras aparecem em um ranking do “International Herald Tribune”, a edição global do jornal “New York Times”, publicado hoje e que mostra as 150 melhores faculdades do mundo para se recrutar funcionários. A Fundação Getulio Vargas aparece em 95º lugar e a Universidade de São Paulo, em 112º.

Da América Latina constam apenas quatro escolas e a FGV é a mais bem posicionada. Também representam a região a Tecnológico de Monterrey, do México, ocupando a 110ª posição, e a Universidad Nacional Autónoma de México, em 113º lugar.

Sandrine Belloc, da Emerging, consultoria francesa que desenhou o estudo junto com o instituto de pesquisa alemão especializado em recrutamento Trendence, disse ao “International Herald Tribune” que é uma surpresa que o Brasil e o México, que têm universidades realmente muito boas, apareçam tão no pé da lista. Uma das explicações, segundo ela, é que os recrutadores ainda estão muito focados nas escolas americanas.

As universidades dos Estados Unidos, aliás, ao lado das britânicas, dominam o ranking. Entre as “top 10″ estão Harvard, Yale, Cambridge, Oxford, Stanford, M.I.T., Columbia, Princeton e Imperial College London, com a Goethe-University Frankfurt am Main, da Alemanha, completando a lista.

O ranking dá destaque às universidades asiáticas, que galgaram posições este ano. A Peking University, por exemplo, saltou da posição 109 para a 11 em apenas um ano e a Shanghai Jiao Tong University saiu da colocação 139 para a 44. Quatro universidades chinesas aparecem na lista, contra duas no ano passado.

Da Índia, o único representante é o Indian Institute of Science, de Bangalore, que passou da posição 134 para a 35.

Completando os países do BRIC, a Rússia também marca presença com apenas uma escola, a Moscow State University, na 150ª posição.

O ranking é feito com base nas habilidades do jovem candidato ideal a uma vaga de emprego, suas qualidades pessoais e também as escolas que frequentou. Do outro lado, 2.500 recrutadores e 2.200 presidentes de empresas são ouvidos para dizer o que procuram quando contratam recém-formados, independentemente da carreira que o candidato escolheu na faculdade. Os empregadores também mencionam quais universidades produzem os recém-formados ideais. Foram ouvidos recrutadores e executivos dos seguintes países: Austrália, Brasil, Reino Unido, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: