Jun
30
29 de junho de 2016 - 18:08

O-caminho-mais-curto-para-inovar-esta-em-saber-motivar-as-pessoas-e-times-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Motivação é um dos temas que mais chama a atenção quando se trata de gestão de pessoas. Os líderes sempre estão em busca de soluções para tornar as equipes mais motivadas e engajadas, pois sabem que dessa forma, tirarão o que há de melhor em produtividade, foco e comprometimento de seus colaboradores. Ter consciência disso é um grande passo, mas como motivar de forma correta?

Pesquisa recente aponta que os fatores que mais mantém os profissionais motivados no trabalho, estão ligados ao bom relacionamento com as pessoas no trabalho, reconhecimento profissional, e a possibilidade de trabalhar com o que se gosta. Salário, não aparece nem entre os cinco principais fatores de motivação.

Assim Gestores, não adianta investir só em cargos e salários se o que se espera é um verdadeiro time engajado e motivado. Algumas ações ou posturas precisam de atenção, custam muito pouco e prometem gerar ótimos resultados, veja a seguir algumas dicas.

Estimule a criatividade dos colaboradores e colha inovação: em um mercado que busca por inovação pessoas criativas fazem a diferença. Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia. De espaço e estimule as boas ideias, mas cuidado, nada daquelas caixinhas de sugestão… facilite a comunicação através de um ambiente mais descontraído para que os colaboradores expressem suas opiniões, e contribuam com ideias inovadoras;

Promova uma comunicação efetiva: você apenas poderá criar expectativa sobre um funcionário, se ele souber o que é esperado dele. Então, invista na geração de ciclos de feedback entre funcionários e gestores, para que todos tenham uma visão clara da estratégia e metas da empresa. Na maioria das vezes, não é necessário implantar sistemas de feedback complexos, mas sim, incentivar uma cultura em que gestores e colaboradores tenham liberdade para conversar de maneira mais informal, permitindo que informações importantes sejam compartilhadas naturalmente entre todos;

Não dê ordens, compartilhe responsabilidades: ajude seus colaboradores a entenderem quais as dificuldades e problemas precisam ser resolvidos. A maioria dos profissionais, principalmente da geração Y, adoram assumir responsabilidades e desafios. Permita que as pessoas possam enfrentar os problemas da empresa, e tenham liberdade para poder ajudar com soluções;

Dê Liberdade às pessoas, e surpreenda-se com os resultados:  não instale processos rígidos demais, nem barreiras que limitem a capacidade de inovação das pessoas. Promova um ambiente com mais liberdade, e surpreenda-se com a capacidade dos seus colaboradores em criar soluções simples e baratas, para problemas aparentemente complexos.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: