Mar
28
27 de março de 2016 - 14:06

Nao-ha-mudanca-etica-ou-moral-sem-crise-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Vamos começar pela palavra “ética” que surgiu na Grécia como hexis e significava “postura”. Por metáfora, aquela ideia passou a ser a boa postura da mente, era preciso aprender a raciocinar e ter valores corretos para que se exercesse a cidadania. A ética é um comportamento essencialmente coletivo e social. Não existe ética individual. Ela existe na sociedade – seja boa ou má – e é aprendida e modificada pela ação da própria sociedade.

A moral é o campo do indivíduo, de sua consciência diante da coletividade. O indivíduo pode aceitar ou se revoltar contra a ética vigente em sua sociedade. Se a ética vigente é devastar a natureza as pessoas que acham que isso é normal continuarão a fazê-lo automaticamente. As que adquirem uma percepção de mundo diferente da sociedade onde ela vive, vai agir moralmente. Embora mais frágil porque há uma face do individual, a moral é mais exigente e mais difícil. A moral exige muito mais coragem e lucidez do indivíduo.

Concluindo, não é possível separar a ética da moral.  A ética é o resultado de múltiplas ações morais que se tornaram coletivas.

Assim, ao meu ver, não há mudança ética ou mudança moral sem a crise. O conceito de crise não é totalmente negativo. Ele é importante para se pensar nas questões da ética e da moral porque são em situações limites da vida social que aparecem as propostas de renovação e de mudanças de comportamento.

Estamos em meio a isso tudo. Situações limites, tempos de crise e positivamente esperamos por mudanças. A ética, a moral e a integridade são valores que devem nortear empresas e profissionais. Cuide para que suas ações sejam pautadas em princípios éticos e morais. A ética do homem se transformou e continuará se transformando com o avanço da humanidade e de novos tempos. Tempos de esperança.

Excelente trabalho a todos !!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: