Feb
25

Evoluindo em sua liderança – Por Daisy Blanco

por: Daisy Blanco
em: Gestão
fonte: Redação
24 de fevereiro de 2016 - 18:06

Evoluindo-em-sua-lideranca-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

“Liderança” é um tema discutido pelo homem desde os mais remotos tempos. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. Quero falar coisas simples, objetivas e fornecer dicas úteis para você vencer alcançando o sucesso como Líder.

PRIMEIRO: DISPOSIÇÃO PARA TENTAR O QUE NÃO FOI TENTADO ANTES

Nenhum funcionário deseja ser guiado por um líder a quem falte coragem e autoconfiança. Importa o estilo de liderança que ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente.  O Líder deve ser capaz de provar para seus liderados que possui conhecimento e atitude para realizar a tarefa e conseguir o resultado. Liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

SEGUNDO: AUTO MOTIVAÇÃO e PLANOS DEFINIDOS

O Líder que não consegue se auto motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros. O líder motivado sempre tem objetivos claros, definidos e planejou a sua realização. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus liderados.

TERCEIRO: UMA PERCEPÇÃO AGUDA DO QUE É JUSTO

O Líder deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

QUARTO: PERSEVERANÇA NAS DECISÕES

O líder que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Um líder pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra.

QUINTO: PERSONALIDADE POSITIVA E EMPATIA

As pessoas respeitam tal qualidade. Ter personalidade positiva inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo. O líder de sucesso também deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seus funcionários, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

SEXTO: DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR PLENA RESPONSABILIDADE

Outro ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus liderados. Se um funcionário comete um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores.

SÉTIMO: ORIENTAÇÃO E DUPLICAÇÃO

O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de “estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo”. Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros líderes. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

OITAVO: UMA PROFUNDA CRENÇA EM SEUS PRINCÍPIOS

O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.

Agora leia uma, duas ou três vezes cada um desses atributos e analise cada um deles frente a sua própria realidade como um profissional na função de gerenciar, comandar e liderar pessoas. Dê a você nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um exercício de auto aperfeiçoamento. Repita esta auto avaliação constantemente.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: