Nov
26

Como administrar sua Liderança – Por Daisy Blanco

por: Daisy Blanco
em: Gestão
fonte: Redação
25 de novembro de 2015 - 18:06

Como-administrar-sua-lideranca-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

No artigo anterior escrevi que é preciso pensar sobre seu trabalho enquanto líder de um modo abrangente, mas integrado, saber administrar a si mesmo, administrar seus movimentos na empresa (sua rede) e administrar sua equipe. Esses três vetores irão ajudá-lo a influenciar tanto aqueles que trabalham para você quanto aqueles que não, ao menos diretamente. Relacionam-se, pois, são atividades fortemente integradas, cada uma delas dependente das outras. Isso consiste em um mapa claro e prático para sua jornada como líder. Entenda como elas se compõem:

Administre a si mesmo

A gestão começa com você, pois o que você é como pessoa, o que pensa e sente, as crenças e valores por trás de seus atos e, sobretudo, o modo como se conecta com os outros é importante para aqueles que precisa influenciar. Todo dia, esses indivíduos examinam cada interação com você, tudo aquilo que você faz ou diz, para descobrir suas intenções. “Posso confiar nessa pessoa?” é a pergunta que se fazem. O esforço que farão, o grau de comprometimento pessoal e sua disposição a aceitar sua influência vão depender, em grande medida, das qualidades que enxergam em você. E sua percepção vai determinar a resposta à questão fundamental que todo líder deve se fazer: sou alguém capaz de influenciar os outros produtivamente?

Administre seus movimentos na empresa (sua rede)

Alguns líderes ainda resistem à necessidade de atuar de forma eficaz em todas as demais áreas da empresa, da organização. Não percebem que há três características inerentes em toda empresa: divisão do trabalho, o que cria grupos distintos com metas e prioridades distintas e até conflitantes; interdependência, o que significa que nenhum grupo desses pode fazer seu trabalho sem os outros; e recursos, pelos quais todos necessariamente competem. O conflito e a disputa entre grupos são inevitáveis. E como são resolvidos? Com a influência organizacional. Grupos cujos líderes têm influência tendem a conseguir o que precisam; outros ficam à deriva, claro!!! Os bons líderes constroem e consolidam uma ampla rede de relações permanentes com aqueles de que precisa e aqueles que dele precisa; é assim que influencia gente sobre quem não tem nenhuma autoridade formal.

Administre sua equipe

Líder precisa criar uma equipe de verdade. Administrar o time como um todo. Entender que gerenciar cada um isoladamente não é o mesmo que gerenciar um time e que é muito mais eficaz influenciar o comportamento individual através da equipe, porque somos criaturas sociais e queremos ser aceitas como parte da equipe. Numa equipe de verdade, a responsabilidade é assumida conjuntamente pelos integrantes, que partilham a genuína convicção de que irão triunfar ou fracassar juntos. Um propósito claro e convincente e metas e planos concretos fundados nesse propósito são cruciais. Seus integrantes precisam saber o que se exige deles, coletiva e individualmente; quais os valores, normas e padrões da equipe; de que maneira seus membros devem trabalhar juntos (que tipo de conflito é aceitável ou não, por exemplo); e como devem se comunicar. É função do líder garantir que todos tenham essa informação.

Mas fique atento… Um líder eficaz também sabe que, mesmo numa equipe coesa, não dá para ignorar cada um de seus indivíduos. Toda pessoa quer ser um membro valioso de um grupo e precisa de reconhecimento individual. O líder deve ser capaz de dar a atenção que cada membro exige, mas sempre no contexto da equipe.

Excelente Trabalho a Todos !!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Excelente matéria.

    Amarilis em 28 de novembro de 2015 - 17:32
  2. Gostei dessa matéria!
    Construtiva.
    Parabéns!

    Gaby em 27 de novembro de 2015 - 16:05

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: