No artigo anterior escrevi que é preciso pensar sobre seu trabalho enquanto líder de um modo abrangente, mas integrado, saber administrar a si mesmo, administrar seus movimentos na empresa (sua rede) e administrar sua equipe. Esses três vetores irão ajudá-lo a influenciar tanto aqueles que trabalham para você quanto aqueles que não, ao menos diretamente. Relacionam-se, pois, são atividades fortemente integradas, cada uma delas dependente das outras. Isso consiste em um mapa claro e prático para sua jornada como líder. Entenda como elas se compõem:
Administre a si mesmo
A gestão começa com você, pois o que você é como pessoa, o que pensa e sente, as crenças e valores por trás de seus atos e, sobretudo, o modo como se conecta com os outros é importante para aqueles que precisa influenciar. Todo dia, esses indivíduos examinam cada interação com você, tudo aquilo que você faz ou diz, para descobrir suas intenções. “Posso confiar nessa pessoa?” é a pergunta que se fazem. O esforço que farão, o grau de comprometimento pessoal e sua disposição a aceitar sua influência vão depender, em grande medida, das qualidades que enxergam em você. E sua percepção vai determinar a resposta à questão fundamental que todo líder deve se fazer: sou alguém capaz de influenciar os outros produtivamente?
Administre seus movimentos na empresa (sua rede)
Alguns líderes ainda resistem à necessidade de atuar de forma eficaz em todas as demais áreas da empresa, da organização. Não percebem que há três características inerentes em toda empresa: divisão do trabalho, o que cria grupos distintos com metas e prioridades distintas e até conflitantes; interdependência, o que significa que nenhum grupo desses pode fazer seu trabalho sem os outros; e recursos, pelos quais todos necessariamente competem. O conflito e a disputa entre grupos são inevitáveis. E como são resolvidos? Com a influência organizacional. Grupos cujos líderes têm influência tendem a conseguir o que precisam; outros ficam à deriva, claro!!! Os bons líderes constroem e consolidam uma ampla rede de relações permanentes com aqueles de que precisa e aqueles que dele precisa; é assim que influencia gente sobre quem não tem nenhuma autoridade formal.
Administre sua equipe
Líder precisa criar uma equipe de verdade. Administrar o time como um todo. Entender que gerenciar cada um isoladamente não é o mesmo que gerenciar um time e que é muito mais eficaz influenciar o comportamento individual através da equipe, porque somos criaturas sociais e queremos ser aceitas como parte da equipe. Numa equipe de verdade, a responsabilidade é assumida conjuntamente pelos integrantes, que partilham a genuína convicção de que irão triunfar ou fracassar juntos. Um propósito claro e convincente e metas e planos concretos fundados nesse propósito são cruciais. Seus integrantes precisam saber o que se exige deles, coletiva e individualmente; quais os valores, normas e padrões da equipe; de que maneira seus membros devem trabalhar juntos (que tipo de conflito é aceitável ou não, por exemplo); e como devem se comunicar. É função do líder garantir que todos tenham essa informação.
Mas fique atento… Um líder eficaz também sabe que, mesmo numa equipe coesa, não dá para ignorar cada um de seus indivíduos. Toda pessoa quer ser um membro valioso de um grupo e precisa de reconhecimento individual. O líder deve ser capaz de dar a atenção que cada membro exige, mas sempre no contexto da equipe.
Excelente Trabalho a Todos !!!
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Excelente matéria.
Gostei dessa matéria!
Construtiva.
Parabéns!