Oct
28
27 de outubro de 2015 - 18:20

Na-cobranca-se-tem-crise-e-dai-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Está escrito em todos os lugares que 2015 está sendo um ano difícil. Para o país e para a maioria dos negócios. Isso significa poucos investimentos e resultados mais modestos. Como sempre ocorre em períodos assim, a pressão no trabalho aumenta, o talento é questionado, as perspectivas de crescimento profissional ficam distantes e um clima ruim baixa nas empresas. Chefes vão gritar, demissões vão ocorrer e decisões duras serão tomadas. Nós já sabemos disso. A questão é como enfrentar tudo isso.

São duas as opções: deixar o pessimismo tomar conta ou reagir. Convido a escolher a segunda opção. Não se trata de adotar uma atitude ingênua, mas de encarar a realidade e de fazer o seu melhor. Aproveitar, também, para mostrar as habilidades que momentos de crise exigem: resiliência, capacidade de improvisar e coragem. Nunca tenha uma postura conformista. Enfrente a situação.

A atitude positiva ajuda o profissional a se destacar e a colher os frutos quando a crise passa. Manter o pique não será fácil. O antídoto para esse problema é a transformação. A mudança de atitude no modo como encara os problemas, uma guinada na rotina para ter mais qualidade encontrar o verdadeiro propósito. Então:

Pense diferente

O cenário está mais complicado e desafiador. Pense em soluções e em novas maneiras de agir. Com o dinheiro mais curto, as empresas ficam atentas para quem consegue propor inovações (e principalmente redução de custos).

Explore o talento

Reflita sobre seus pontos fortes e sobre como pode contribuir para ajudar a empresa a passar por um período delicado.

Mantenha a calma 

Em momentos de crise, a pressão aumenta e os ânimos se exaltam. A ameaça de demissão e as deslealdades de colegas aparecem com maior frequência. Na hora do nervosismo, o cérebro não funciona direito, o que piora a qualidade das decisões tomadas.

Jogue com lealdade

A competitividade aumentou? Todo mundo quer mostrar que é indispensável? Mas uma rivalidade excessiva com os colegas piora o clima, que já está ruim. As empresas têm valorizado pes¬soas que, independentemente do cargo que ocupam ou do crachá, conseguem unir as equipes e proporcionar um clima agradável

Evite comentários negativos

O cenário é difícil, mas ficar o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado, além de ser chato, contamina o ambiente e amplifica o pessimismo, que só vai prejudicar ainda mais a produtividade. Bom senso é fundamental quando se trabalha em equipe.

Seja mais produtivo 

Períodos de instabilidade exigem produtividade alta. Analise os problemas que prejudicam sua eficiência faça ajustes para solucioná-los. Quem se destaca são os que mostram capacidade de fazer mais. Entregar bons resultados é a melhor estratégia para ter visibilidade — e fugir da demissão. Tente se planejar e fazer uma gestão de risco sobre suas entregas.

Improvise

O trabalho e as demandas mudam muito. Por isso, é preciso ser flexível no modo de agir e acreditar que o que ficou para trás ficou. “Vale a lei de que não são os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que se adaptam melhor”.

Excelente Trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: