Jul
28
27 de julho de 2016 - 18:07 - atualizado às 20:54

O-comprometimento-esta-relacionado-a-identificacao-e-a-responsabilidade-do-individuo-para-com-a-organizacao-ja-pensou-nisso-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

O comprometimento apresenta-se como uma vantagem competitiva, já que na busca por qualidade e eficiência as organizações necessitam cada dia mais do empenho das pessoas no trabalho. Não há mais lugar nas organizações para a figura limitada e simplória do funcionário convencional, aquele que não tem nenhum compromisso a não ser o cartão no relógio de ponto, cumprir rotinas e receber o seu pagamento no fim do mês. Comprometimento refere-se ao vínculo organizacional do indivíduo com uma instituição. É caracterizado por uma forte identificação da pessoa com a missão e com os valores da organização. Representa mais que envolvimento. Demonstra o grau ao qual um funcionário se identifica pessoalmente com o seu trabalho.

Está ainda relacionado à responsabilidade. O fato de ter consciência de que é responsável por tudo que realiza dentro da empresa, a exemplo as metas, o comprometimento de buscar meios saudáveis para atingir estas metas, mostra o quanto o funcionário é responsável no trabalho e com seus colegas de profissão. As relações interpessoais também contribuem nesse processo. Quanto mais favoráveis forem as relações sociais no ambiente de trabalho, mais as pessoas serão comprometidas.

Considero, que o comprometimento ocorre quando o profissional compreende plenamente o seu papel. Ninguém se compromete com o desconhecido. É necessário que a gestão comunique com clareza os objetivos organizacionais. É também importante que a empresa propicie um ambiente estimulador pois o comprometimento é despertado através de tarefas desafiantes, de autonomia e participação. Funcionários comprometidos são recursos indispensáveis para se alcançar os objetivos empresariais.

Estar comprometido também revela o profissional que “cada um é” e será percebido na disposição para agir, nas atitudes e comportamentos. Realizar o “algo a mais”.  Na proatividade e no esforço para apresentar diferentes soluções, mostrar empenho, iniciativa e criatividade. Aquele que não é comprometido está longe de ser um profissional de destaque. Por isso, além de correr atrás de metas e cumprir o papel como funcionário, é importante que se busque melhorar, se aperfeiçoar e se atualizar para ser um profissional de sucesso.

Gestores atenção… a maneira como tratam seus funcionários influencia no comprometimento deles. A empresa que deseja obter o comprometimento da equipe trata seus colaboradores como “gente”, oferece boas condições de trabalho, transparência na comunicação e justas recompensas. Todo indivíduo se compromete, ou pode se comprometer com a organização, se lhe são dados os meios para isso.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: