Dec
20

O que é BPM afinal?(Gerenciamento de processos de negócio)

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
19 de dezembro de 2018 - 18:02

O-que-e-bpm-afinal-gerenciamento-de-processos-de-negocio-televendas-cobranca

BPM (Gerenciamento de processos de negócio) pode parecer complicado a primeira vista,mas é mais simples que parece e pode trazer mais benefícios que o esperado.

Por: Nicolas Matos Pereira

O que é BPM afinal? Gerenciamento de processos de negócio. (Business Process Management)

Vivemos na era das siglas, TI, CEO, PDCA, KPI’s, e a própria sigla BPM. Abreviações que em um primeiro momento podem nos deixar confusos e com calafrios. BPM um sigla para Business Process Management, que mesmo traduzido para o português; Gerenciamento de Processos de Negócio ainda pode ser um pouco complicado o entendimento a utilização e os benefícios  que esta ferramenta de gestão pode nos trazer.

Para isto precisamos entender o que é o BPM?

BPM segundo o PBM CBOK(é a sigla Business Process Management Commom Body of Knowledge/Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócio.)

“Gerenciamento de processo de negócio (BPM- Business Process Management) representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai alem das estruturas funcionais tradicionais.” (PBM CBOK, 2013, p.33)

Segundo a Wikipédia o BPM é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

Mas para o que serve o BPM? Por que eu preciso entender de processos? Todos nós estamos envolvidos em processos diariamente e alguns exemplos disso são; quando compramos um produto em uma loja, quando pegamos um ônibus, quando pagamos uma conta, estamos diretamente ligados a um processo mesmo sem estarmos cientes deste fato. Você dúvida? Imagine que você está em uma loja e irá comprar um aparelho celular. Agora tente imaginar sua compra de trás para frente. Você no caixa pagando o aparelho, o vendedor lhe mostrando o celular, o celular sendo entregue na loja, o celular sendo fabricado… Você mesmo sem saber está no início e no final deste processo, pois o aparelho celular foi criado para que pessoas como você, e todo esse processo faz com que a sua compra seja possível.

O BPM é uma ferramenta de grande importância para organizações de todos os tipos e tamanhos, pois faz com que toda a cadeia criadora de valor esteja em sincronia para atingir os resultados esperados através de processos. Processos estes que podem ser gerenciados através de softwares de modelagem de processos ou até mesmo em uma simples folha de papel escrita a mão. Uma pequena empresa de estamparias de camisetas, por exemplo, pode criar uma cadeia de processos e gerenciá-las para que possa reduzir seus custos de produção, melhorar a produção e entregar valor ao cliente, Assim como uma grande empresa do setor têxtil pode realizar a sua modelagem de processos de forma grandiosa e conseguir os mesmos resultados (é claro que em escalas diferentes)

O BPM é uma ótima oportunidade para que possamos realmente conhecer a nossa organização de forma aprofundada e que a atividade fim seja realizada de forma que possa trazer mais benefícios para a organização e para os clientes.

DEVELIN (1995) reforça esta idéia “Os processos aumentam a probabilidade de obter as coisas corretas desde a primeira vez por meio de colocação de padrões claros de desempenho sobre cada função dentro de um processo.”

Com isto trazendo a redução de custo e aumento de competitividade.

Acredito que se as empresas vivem de lucro, o lucro vive de processos e não podemos negligenciá-los. Por este motivo enquanto gestores de organizações independente de tamanho devemos estar cientes da importância que os processos têm para que os objetivos organizacionais possam ser atingidos.

O BPM é uma excelente ferramenta que temos a nossa disposição para melhorarmos o desempenho de nossas organizações, tanto no âmbito privado quanto em âmbito público. O BPM gera competitividade, melhoria continua e a certeza de que estamos fazendo da melhor maneira possível, e em caso de não estarmos, as correções sempre serão possíveis graça a flexibilidade que o BPM nos traz. Para isto precisamos estar atentos as mudanças econômicas, culturais e sociais e atuarmos para que os impactos sejam absorvidos da melhor maneira possível.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: