Nov
19

Oportunidade é uma onda, Vantagem é outra

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: ADVB
18 de novembro de 2018 - 14:03

Oportunidade-e-uma-onda-vantagem-e-outra-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Nas técnicas de vendas precisão vale mais do que intensidade. Enfatizar o aspecto que interessa economiza tempo, discurso e dinheiro. Repetir o argumento sem apelo causa exatamente o oposto.

Oportunidade, por exemplo.

Sabe aqueles comerciais que se repetem o ano todo pedindo para não comprar carro antes do fim de semana?

Podemos dizer para o cliente que é a última chance, que a oportunidade é imperdível, que oferta como essa nunca mais, se ele não comprar agora não vai poder fazer isso tão cedo e mais um monte de ladainhas com o mesmo teor e mesmo tom.

Dependendo de quem ouve, isso pode colar ou pode passar batido, ganhando velocidade enquanto entra por um ouvido e sai pelo outro sem ativar nenhum neurônio comprador na mente do cliente improvável.

Oportunidade torna provável que tipo de cliente?

O cliente que ainda não se decidiu por marca e modelo – então pode considerar o que está sendo ofertado – e não tem disponibilidade de recursos, o que praticamente obriga a aceitar “o que tem para o bolso”.

Ainda indeciso quanto ao produto e com pouca opção de preço, aproveitar a oportunidade pode ser uma boa opção e com o toque certo do vendedor sai o negócio e todos ficam satisfeitos.

A onda da vantagem tem dinâmica própria.

A questão de marca e modelo é similar – não estão decididas – mas o poder de compra do cliente é uma realidade muito diferente, não dependendo de tempo e lugar.  Para esse cliente, o argumento “última chance” pode ter tom ofensivo e azedar de vez a situação de venda.

Se para ele oportunidade não faz o olho brilhar, vantagem faz.

A chance de pagar menos por algo que possui valor maior tem alto apelo, mesmo para quem não precisa contar os tostões na hora de fechar o negócio.

Resumindo, oportunidade e vantagem fazem sentido para o cliente ainda indeciso quanto à marca, modelo e demais características genéricas do produto. Mas quando a grana entrar em jogo, oportunidade faz uma cabeça, vantagem atua em outra.

Por isso, quando for surfar nessa praia, é bom escolher a onda certa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: