Aug
15

Os 5 erros mais comuns de atendimento ao cliente do SAC

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: VOX Soluções
14 de agosto de 2017 - 18:03

Os-5-erros-mais-comuns-de-atendimento-ao-cliente-do-sac-televendas-cobranca

Você pode oferecer produtos e serviços de altíssima qualidade, mas, além da qualidade daquilo que você vende, há um outro fator determinante na hora de construir a reputação da sua empresa: o atendimento ao cliente. É na hora do atendimento que você os encantará e fidelizará de vez sua clientela.

Há diversos canais de atendimento, mas o mais comum em empresas dos mais diversos ramos e portes é o realizado por meio do telefone. Entretanto, esse tipo de atendimento recebe muitas queixas de consumidores, por repetidas falhas realizadas pelos atendentes. Erros cometidos no SAC abalam profundamente a reputação e credibilidade da empresa, e podem causar a diminuição no volume das vendas.

Confira os 5 erros mais comuns cometidos no atendimento ao cliente do SAC e aprenda como evitá-los!

1 – Equipe de atendimento despreparada e sem autonomia

Se você deseja estabelecer um serviço eficiente de atendimento ao cliente, precisa investir na preparação da sua equipe. É necessário conscientizar seus colaboradores a respeito da importância do papel que exercem no SAC, afinal, eles serão literalmente a voz da empresa.

Treinamentos que reforcem a necessidade de se manter a cordialidade, boa vontade e proatividade durante o atendimento são extremamente válidos. Além disso, no desenvolvimento dos processos de atendimento, é importante que os atendentes tenham autonomia na resolução de problemas. Isso facilita a comunicação com o cliente e garante sua satisfação, à medida que faz com que seus problemas sejam resolvidos com maior agilidade e eficiência.

2 – Desvalorização do tempo do cliente

Desperdiçar o tempo do cliente é um dos piores erros que o SAC pode cometer! Deixar o cliente esperando muito tempo na linha sem lhe dar um retorno a respeito do que está acontecendo do outro lado pode causar desconforto e irritação, assim como transferir a ligação para vários departamentos sem que haja resolução do problema. A comunicação deve ser eficiente e eficaz, e o atendimento deve suprir as necessidades do cliente em um curto espaço de tempo, antes que ele perca a paciência.

3 – Atendimento não personalizado

Quando o cliente percebe que do outro lado da linha há alguém que se preocupa com ele e está disposto a atendê-lo do melhor modo, a comunicação é facilitada. Não basta que o atendente saiba o nome do cliente. É necessário que o atendimento seja adequado às peculiaridades de cada cliente. Há pessoas com mais dificuldade de compreensão, outras não ouvem direito e ainda há aquelas impacientes, que demandam maior agilidade no atendimento. A equipe deve ser treinada de modo que consiga identificar o perfil dos clientes, para oferecer um atendimento personalizado às peculiaridades de cada um.

4 – Demora na resolução de problemas

Quando o cliente entra em contato com o serviço de atendimento para relatar um problema, seu grau de satisfação com a empresa já está reduzido. Entretanto, se há morosidade ou incompetência na resolução das dificuldades, o cliente perde de vez a paciência e isso pode manchar indelevelmente a imagem da empresa perante o mercado — tendo em vista que uma propaganda negativa boca a boca pode se espalhar de maneira viral.

Estabelecer processos práticos e eficientes, e colocá-los em prática por todos os colaboradores de seu negócio transformará a imagem da sua empresa positivamente e manterá seus clientes satisfeitos, fidelizando-os.

5 – Perder chances de aprimoramento

A falta de solução aos problemas dos clientes pode causar problemas à credibilidade da empresa e até processos judiciais. No entanto, a análise do SAC é capaz de indicar os pontos fortes e pontos fracos do seu negócio. As reclamações e questionamentos dos clientes apontam valiosos caminhos pelos quais sua empresa deve seguir para aprimorar seus produtos e serviços.

Uma análise realista do atual cenário do atendimento ao cliente de seu negócio é algo essencial caso você pretenda melhorar suas vendas e aumentar seu espaço no mercado. Invista em treinamentos para sua equipe e em equipamentos que ajudem otimizar o trabalho do SAC, como um gravador de voz, que é gerenciado via web e permite a gravação de ligações telefônicas com qualidade e segurança. Essas medidas melhorarão a reputação de sua empresa e a satisfação de seus clientes.

O que achou da nossa lista? Ficou alguma dúvida? Deixe-nos um comentário explicando como é feito o atendimento ao cliente em sua empresa!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: