Sep
04
03 de setembro de 2017 - 14:07

Passos-importantes-para-delegar-tarefas-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

O papel do gestor é muito complexo. E um dos elementos que acrescentam a essa complexidade é a delegação. Delegar tarefas é muito mais do que, simplesmente, dizer aos seus colaboradores o que eles devem fazer, se delegar com autoritarismo, você pode gerar na equipe uma aversão ao trabalho; se delegar sem autonomia e responsabilidade, também pode descobrir que os colaboradores não estão completando as tarefas designadas. Então, conheça abaixo quais os segredos para delegar tarefas de maneira eficiente:

Conheça bem sua equipe

Descubra quem tem o perfil ideal para receber uma tarefa. Conheça cada profissional que trabalha com você, assim será fácil apontar a pessoa mais indicada para lidar com cada tarefa e não passar o trabalho de mãos em mãos.

Faça uma orientação apropriada

Prepare sua equipe para receber a tarefa, alinhe os entendimentos antes de delegar. Esse alinhamento é o primeiro passo para garantir que a equipe se sinta confiante para desenvolver o trabalho que está sendo exigido dela. Ele envolve uma comunicação objetiva e transparente com relação a metas, prazos, modo de trabalho e qualquer outro requisito que você tenha para o cumprimento da tarefa.

Faça o follow-up do andamento

Não deixe o trabalho correr solto até o dia da entrega. Muitos problemas podem acontecer no caminho e, talvez, os funcionários não tenham a iniciativa de informá-los a tempo. Monitore o avanço por meio de updates regulares, assim você poderá intervir e ajudar sua equipe a contornar estes problemas.

Não controle tudo

Delegar responsabilidade e autonomia é dar uma injeção de confiança e comprometimento na equipe. É um erro comum achar que por follow-up há um controle total da tarefa, esse é o ponto importante para obter sucesso ao delegar tarefas: você precisa delegar, também, responsabilidade e autonomia.  Deixe claro para a equipe que os resultados — tanto positivos quanto negativos — serão atribuídos a ela, e não a você. Também, deixe claro que isso só é possível porque eles irão definir seu próprio modo de trabalho não eximindo de cumprir com o que foi estabelecido no alinhamento inicial.

Dê feedback

Você não disse que os resultados serão atribuídos diretamente à equipe que recebeu a tarefa? Então, é importante traduzir esses resultados em feedback. Quando o trabalho acabar, faça uma avaliação (se possível, de maneira oficial, com um relatório ou uma reunião).

Dê crédito, na forma de elogios, e faça críticas, se for preciso. Esse feedback final deve ser construtivo para que os funcionários possam aprender e crescer, a partir das melhores práticas e também das experiências ruins que tiveram ao longo do caminho.

Esses cinco passos traduzem as bases de como delegar tarefas. Sem se afastar faça sua equipe assumir a responsabilidade pela tarefa e tendo autonomia para desenvolvê-la. Ajuste o fluxo do trabalho sempre que for necessário. Essa é a chave para o empoderamento da equipe.

Excelente trabalho !!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: