Oct
15

Pessoas feias sofrem mais bullying no trabalho

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Hype Science
14 de outubro de 2013 - 19:00 - atualizado às 19:14

Pessoas-feias-sofrem-mais-bullying-no-trabalho-televendas-cobranca

Por: Natasha Romanzoti

Todo mundo sabe que a escola pode ser um ambiente cruel, onde os alunos considerados atraentes são “populares”, e os menos atraentes acabam intimidados ou sofrem bullyng.

Esperava-se (ó, sonho impossível) que esse tipo de comportamento mesquinho sumisse com a idade adulta, mas uma nova pesquisa mostrou que não; colegas de trabalho podem ser tão imaturos quanto colegas de classe.

O estudo da Universidade de Notre Dame e da Universidade Estadual de Michigan (ambas nos EUA) é o primeiro a vincular atratividade à bullying no local de trabalho.

Os pesquisadores concluíram que a atratividade física afeta da mesma forma que a personalidade na maneira como uma pessoa é tratada no trabalho.

Eles entrevistaram 114 trabalhadores, perguntando-lhes com que frequência seus colegas o tratavam cruelmente, dizendo coisas ofensivas, sendo grossos ou tirando sarro deles. Através de fotos digitais, a “atratividade” desses trabalhadores foi então julgada por pessoas que não os conheciam.

“Nós descobrimos que pessoas menos atraentes são mais propensas a sofrer tratamento rude, grosseiro e até mesmo cruel por seus colegas de trabalho. E, não somente nós, como sociedade, percebemos colegas de trabalho atraentes e não atraentes de maneira diferente, como agimos de acordo com essa percepção de formas que podem ser dolorosas”, disse Timothy Judge, um dos autores do estudo.

Diversas pesquisas já chegaram à conclusão de que a beleza pode ajudar muito uma pessoa no mercado de trabalho, seja para receber salários mais altos, melhores avaliações de desempenho ou para o sucesso na carreira como um todo.

Pessoas atraentes são mais autoconfiantes, têm maior autoestima e são percebidas como mais inteligentes e morais. A pesquisa indica ainda que ver pessoas atraentes nos coloca em um estado de espírito melhor.

“Dado que a atração física não é uma qualificação profissional para a maioria dos postos de trabalho, as nossas novas descobertas são problemáticas para a sociedade”, fala Judge. “Pior ainda, a pesquisa mostra que nós somos mais influenciados pela atratividade do que estamos dispostos a admitir”.

Esse é um problema sem solução fácil, especialmente dada a natureza cada vez mais visual da comunicação. “A consciência [do problema] é certamente um passo importante”, diz o pesquisador. “Se reconhecemos os nossos preconceitos e somos mais abertos e honestos acerca de sua onipresença, podemos combater melhor essa influência”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Pois é, por duas vezes (pelo menos, foi onde consegui ouvir) já me chamaram de feio e, isso foi na cara dura!!
    Lamentavel essas atitudes infantis de certas pessoas e pior, era meu chefe!!

    sitenovo em 15 de outubro de 2013 - 17:50

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: