Sep
06

Pessoas não deixam empresas, deixam gestores

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
05 de setembro de 2013 - 20:52

Pessoas-nao-deixam-empresas-deixam-gestores-televendas-cobranca

Por: Marcelo Cuellar

Mercado aquecido, volta à guerra por talentos e também a busca desesperada de ferramentas, metodologias e ações de curto prazo que (acreditamos) garantirão a tão desejada retenção de talentos.

Estas metodologias e ações existem e de fato apresentam certo resultado. Mas acredito que se estas ações forem pontuais e isoladas há o risco delas terem um efeito “band aid” que não resolve o problema de fato.

Um exemplo disto é quando uma organização “retém” seus profissionais cobrindo a oferta financeira feita pela concorrência. O efeito “band aid” pode trazer um alívio momentâneo mas também pode esconder alguns sintomas que serão sentidos mais tarde, como  uma estrutura de cargos e salários com problemas de equidade interna ou ainda reforçar culturalmente que esta é a única maneira que os profissionais na empresa recebem aumento.

Para alcançar a retenção de talentos, acredito eu, é preciso um conjunto de ações que serão desenvolvidas e talvez orquestradas pela área de Recursos Humanos, porém não serão de execução desta área.

As pessoas não deixam empresas, deixam gestores. Só o gestor tem a possibilidade de conhecer os anseios e motivações de seu time. E isto nem sempre se refere unicamente ao gestor imediato. Olhar a gestão (ou a falta dela) dois ou até três níveis acima é perfeitamente normal. E esta avaliação também afeta a retenção de talentos.

Culpar o RH pela não retenção dos profissionais é como o técnico do time de futebol culpar o fabricante da chuteira porque perdeu o campeonato. A área de RH só cria as ferramentas e ensina a utilizá-las. Quem tem que colocá-las em prática são os gestores.

Se o diferencial de uma empresa para outra não for a gestão ou fatores ligados à qualidade dela, então podemos partir para uma premissa de que todas as empresas são muito parecidas e o que muda de uma para outra é o salário. E se isto fosse verdade caberia aos profissionais única e exclusivamente ir atrás do salário mais alto.

Como headhunter encontro todos os dias profissionais altamente engajados que não pestanejam ao recusarem uma nova oferta de trabalho, independentemente do salário oferecido. A justificativa para isto geralmente está intimamente ligada à gestão.

Mas é importante lembrar também que fazer gestão requer tempo e investimento em planejamento. Se os gestores forem única e exclusivamente cobrados e remunerados pelo atingimento das metas de curto prazo e gestão não for uma ação reconhecida como importante e vital na avaliação destes gestores, a organização desenvolverá apenas ótimos executores de metas não profissionais inspiradores que retém seus profissionais.

Gestão não é fácil de fazer, nem de mensurar e também  não aparece nos resultados de curto prazo, mas é a única chave-mestra para reter os profissionais.

BOA SORTE!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Concordo plenamente. Pela gestão fazemos tudo e não fazemos nada. Cada vez mais, nas consultorias que presto, vejo pessoas não preparadas para a gestão, que estão nestas posições por que conhecem o sistema muito bem e não sabem o que fazer com as pessoas que fazem parte da equipe.

    Mercedes Moraes em 07 de setembro de 2013 - 09:24

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: