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Por que 25% dos profissionais criticam liderança dos chefes?

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: InfoMoney
01 de janeiro de 2013 - 21:15

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Ainda, quase a metade dos entrevistados afirmam que seus gestores os faziam se sentir ameaçados e não recompensados

Uma pesquisa realizada pela consultoria britânica Órion Partners concluiu que 24% dos profissionais acreditam que seus chefes possuem um estilo de liderança considerado ruim.

Quase um quarto dos entrevistados, dentro de um total de 2.000 pessoas consultadas, afirmaram que seus gestores estavam estressados, não sabiam se comunicar e não tinham empatia. A combinação foi julgada pelos autores da pesquisa como um fator destrutivo na liderança.

Ainda de acordo com o estudo, divulgado em outubro deste ano, 47% dos entrevistados afirmaram que seus gestores os faziam se sentir ameaçados e não recompensados.

Apenas 5% dos profissionais entrevistados elogiaram a liderança dos seus superiores, dizendo que eles sabiam admitir limitações, lideravam com empatia e criavam um ambiente de trabalho no qual os esforços eram recompensados.

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Comentários (5)
  1. Anderson G. • Por quê? Os outros 75% tem medo de falar!

    Desculpe a franqueza não generalizo claro, tem gestores de verdade por ai! Mas minha opinião e muito contraditória ao que se acredita hoje, principalmente em empresas de centralizaçao de contato.

    Por exemplo, “atendem ao telefone dizendo: – em que posso ajudar?” caro amigo pense comigo a frase correta deveria ser “EM QUE POSSO SER UTIL” eu ligo para as empresas pedindo solução e não ajuda ou favores.

    Bom eu poderia te escrever muito sobre isto, e minha base de estudo pessoal, gestão de conflitos.

    Pode parecer forte mais e a formação da cultura da empresa, que atinge sua zona de influencia onde os ganhos de produtividade são consideráveis, quando mensurados os contrapontos de eficiência e eficácia.

    Força sempre!

    Anderson em 15 de janeiro de 2013 - 19:14
  2. Ser líder hoje é uma tarefa árdua que requer muito esforço, flexibilidade e equilíbrio. A matéria de Dezembro da Você S.A já diz tudo “O chefe em crise”. Digo isso, pois apesar do líder muita das vezes promover ações motivacionais, acompanhar as atividades lado a lado com o seu time, tentando de todas as formas orientá-los e incentivá-los a alcançar as metas propostas pela empresa, nem sempre seremos vistos como bons profissionais. É certo que ainda temos um longo caminho pela frente para que todos os líderes tenham a missão de incentivar o seu time, mas acredito que as empresas já estão buscando este perfil no mercado e quem não se moldar, vai enfrentar dificuldades.

    Luciana Lima em 11 de janeiro de 2013 - 12:46
  3. A liderança que tem como único foco as metas estabelecidas pela empresa e/ou cliente, visa quantidade e esquece que a qualidade gera elogios e o elogio gera vontade de realizar bem e melhor o trabalho. O chefe precisa ser próximo e caminhar junto com o grupo, e não a sua margem. Tem que saber fazer para poder desenvolver potenciais. o reconhecimento é sentido pelo funcionário quando ele sente que sua liderança o conhece e está ali para apoiá-lo e desenvolvê-lo como profissional. Devemos lembrar que são pessoas liderando pessoas; com potenciais diferentes, emoções e valores diferente, mas que devem ter o mesmo objetivo. Clareza na hora de expor as regras do jogo, sem soberba, passando confiança e respeito pelo funcionário atrairá dele o mesmo em relação a sua chefia.

    Solange Aparecida Querino dos Santos em 02 de janeiro de 2013 - 21:13
  4. Concordo e justifico o sentimento dos entrevistados: são sufocados por lideres conciderados ruins, estressados e sem empatia. Atribuo à cobrança e competitividade para alcançar as metas e cumprimento de cronogramas estrategicos, o estimulo a competição e maiores ganhos levão essa liderança a “chicotear” os subordinados “chão de fabrica” Trazendo a insatisfação. Exigencias para cumprimento das metas é importante mas deve-se ponderar o limite individual do funcionário que em sua maioria desestimulado pelos baixos salarios e dificuldades que a vida lhes impõem limitão o interece a melhorar seu desempenho no processo de trabalho e a superar-se proficionalmente. Este é o momento que o lider deve saber como estimular este profissional e ajuda-lo a superar suas dificuldades e chegarem juntos ao objetivo principal, que é cumprirem as metas estabelecidas pela empresa.

    Paulo Sergio O. Paiva em 02 de janeiro de 2013 - 18:51
  5. A relação entre chefes superiores e subordinados sempre tiveram seus ” paradigmas comportamental” ou seja de acordo com a linha de entendimento da atividade e a comunicação da
    postura profissional, o funcionário deve ter jeito para entender e absolver como ele gosta de ver as coisas acontecer. e assim vai, mas tenha coragem de perguntar como pode ajudar mais?

    Reginaldo paz em 02 de janeiro de 2013 - 15:28

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