set
04

Por que alguns profissionais não são convidados para entrevista?

por: Angelica Balthasar
em: Gestão
fonte: Administradores.com
04 de setembro de 2012 - 0:07 - atualizado às 0:18

Por-que-alguns-profissionais-nao-sao-convidados-para-entrevista-televendas-cobranca

No dia seguinte ao desligamento você acorda e percebe que terá o dia todo disponível. Nas primeiras semanas isso pode ser encarado de maneira positiva, pois é um período de descanso, mas com o passar do tempo já se começa a imaginar o que fazer para preencher um tempo que antes passava rápido

Por: Simoni Aquino

Procurar trabalho por si só já é um trabalho que exige esforço, que não é remunerado. Esse tempo deve ser investido em si mesmo buscando recolocação e autoconhecimento. O que isso quer dizer?

Que buscar trabalho e ir em busca de recolocação exige muito esforço e dedicação diária! O PHD (profissional por Hora Disponível) deve garimpar as oportunidades de trabalho, deve se cadastrar nos sites institucionais das empresas, nos sites de recolocação, participar ativamente de redes profissionais apresentando posicionamento maduro e profissional, não só nas redes profissionais mas também nas redes sociais.

Mas por que autoconhecimento?
Buscar trabalho e lutar por uma recolocação exige um certo planejamento e uma dose extra de determinação, mas onde entra o autoconhecimento? Você consegue enxergar a relação entre busca por recolocação e autoconhecimento?

Se buscarmos informações a respeito da história de grandes profissionais ou empresários bem sucedidos podemos perceber que absolutamente todos em algum momento de sua trajetória buscaram identificar seus pontos a melhorar, ou seja, suas deficiências; e foram em busca de uma forma para minimizar essas características para que pudessem conquistar o sucesso e ficarem distantes do fracasso.

Mas e o processo de seleção?
Muitos profissionais disponíveis no mercado de trabalho se comportam como verdadeiras metralhadoras giratórias se candidatando a todas as oportunidades possíveis, sem se importar se realmente possuem o perfil adequado e ainda por cima se acham no direito de ficarem frustrados pois nunca são chamados para entrevistas.

Atualmente, se faz absolutamente necessário que antes da candidatura a uma oportunidade de trabalho, o profissional disponível no mercado de trabalho entenda de uma vez por todas que o trabalho e a empregabilidade, nada mais são do que a conseqüência de sua própria carreira, ou seja, da sua trajetória profissional.
Mas o que é carreira?É um conjunto de competências que seguem uma linha, um caminho, enfim obviamente, sua carreira.

PERFIL E CARREIRA
Se o profissional disponível compreender essa orientação, passará a analisar as oportunidades de forma mais consciente e menos desesperada. E quando esse profissional que se candidata corretamente a uma oportunidade com o seu perfil, ele será convidado para participar desta seleção e estará naturalmente bem preparado para este processo, em função da sua carreira. E mesmo agindo assim, não quer dizer que haverá a provação, pois não podemos esquecer dos concorrentes!

Em contrapartida, quando este profissional não apresenta uma carreira que esteja alinhada com a oportunidade disponibilizada, nem as competências em linha, obviamente que o candidato não será convocado para participar da seleção.

Ainda existem os profissionais que “aumentam” qualificações no currículo e são convidados para a entrevista, mas obviamente que no decorrer do processo haverá a detecção das ausências de competências em comparação com os requisitos da oportunidade e fatalmente ocorrerá a reprovação no processo e poderá ser uma situação traumática com a nítida sensação de derrota e frustração, já que não se apresentava totalmente alinhado com os objetivos e responsabilidades da oportunidade disponível.

SEJA HONESTO CONSIGO MESMO
Tão importante como se autoconhecer é saber como usar essas informações a seu favor na busca por recolocação. Sendo assim, seja autocrítico e formule uma lista elencando suas deficiências e pontos fracos e trabalhe de forma a melhorar ou minimizar tais deficiências, utilizando seu potencial para obter sucesso.
Resgate sua trajetória profissional com honestidade, lembre-se da orientação de seus ex-gestores, orientações de professores, elogios e broncas que recebeu na sua trajetória profissional e só se candidate a oportunidades que tenham a ver com essa trajetória, esse resgate deve servir para que haja a elaboração de um plano de ação para vencer essa etapa no mercado de trabalho.

PLANEJAMENTO E DETERMINAÇÃO
Como citado no início do artigo, para vencer esta etapa de recolocação, além do autoconhecimento e autocrítica é absolutamente necessário planejamento e determinação, portanto segue algumas dicas básicas:

- Elabore um currículo eficiente, verdadeiro e atualizado;
- Elabore uma rotina diária e a cumpra com determinação;- Estabeleça quais os meios serão utilizados para divulgar seu currículo;- Utilize as redes sociais e profissionais a seu favor;
- Selecione as empresas que lhe interessam e, com quem ou como fazer contato;
- Elabore uma relação contendo nomes de pessoas e profissionais que conhece, onde trabalham e de que maneira podem lhe indicar uma oportunidade;
- Entre em contato com essas pessoas, explique sua situação e solicite ajuda;
- Busque informações sobre Recrutamento e Seleçao e sobre o mercado de trabalho;
- Utilize o e-mail como contato principal e dependo da situação, reforce com um telefonema;
- Cuidado para não se tornar inconveniente.

AVALIAÇÃO DO PERFIL DA VAGA
Agora, que possui informações úteis sobre como se candidatar a oportunidades e como utilizar o autoconhecimento a seu favor, avalie friamente e com muita atenção cada oportunidade de trabalho sob esse novo prisma.
Ao se candidatar, o faça convicto de que realmente está alinhado e que realmente possui todas as qualificações e competências necessárias.

Seja extremamente honesto consigo mesmo!
Lembre-se de que você conhece minimamente seu perfil e suas competências e não caia na velha armadilha de se candidatar a qualquer oportunidade, mesmo sabendo que não está de acordo com todas as exigências.

Cada um dos profissionais tem suas potencialidades, qualidades e quem as conhece claramente e honestamente adquirem a capacidade de usá-las a seu favor na busca por recolocação, para obter convites para participar dos processos de seleção.

Se atirar para todos os lados, se candidatando mesmo sabendo que não possui o perfil completo, não reclame que não recebe convites para seleções!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Muito lucido o artigo, fica outra dica: não desanime chamais! as coisas somente dependem de você e do que você fizer! então, mantenha a “rotina” acorde sedo, tome um banho, vista-se mesmo que esportivamente, veja seus e-mails, caminhe, ligue p/seus contatos, visite amigos (marque antes) participe de eventos (convide-se) comente q/você esta no mercado, peça indicações (mas, não seja chato) humilde sim, ao mesmo tempo firme e persistente em suas convicções e lembre q/todo esforço é recompensado, é á lei universal do retorno, sucesso.
    Edison N Webster – Acadêmico em Gestão de Cooperativismo ESCOOP/RS
    Novo Hamburgo-RS (51) 9972 7667 – 3065 7027

    Edison Nascimento Webster em 04 de setembro de 2012 - 12:39
    • Obrigado pelo comentário me inspirou.

      Leonardo S. em 06 de novembro de 2017 - 11:16

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: