Apr
06
05 de abril de 2017 - 18:02

Por-que-o-plano-de-trabalhar-na-aposentadoria-e-um-negocio-arriscado-televenas-cobranca

Por: Mark Miller

Você planeja trabalhar por mais tempo para reforçar suas finanças quando se aposentar? Isso pode fazer uma grande diferença, mas é uma meta difícil de ser alcançada. Metade de todos os aposentados deixam o mercado de trabalho antes do planejado em razão de problemas de saúde ou da perda do emprego.

Os trabalhadores comuns com empregos de grande desgaste físico são os mais suscetíveis à aposentadoria precoce, segundo o senso comum. Uma nova pesquisa confirma isso, mas também mostra que, entre os riscos que levam a aposentadoria precoce, há pelo menos um que está muito mais disseminado em todos os tipos de empregos do que o que se pensava anteriormente.

Essas constatações servem de lembrete de que, embora trabalhar por mais tempo seja uma aspiração digna, não é um plano financeiro confiável. Elas também ressaltam uma falácia no debate político sobre o aumento da idade de qualificação para a Seguridade Social e o Medicare [sistema de seguros de saúde gerido pelo governo dos Estados Unidos].

Os pesquisadores do Centro de Pesquisas sobre Aposentadoria (CRR, na sigla em inglês) desenvolveram um “índice de suscetibilidade” para a aposentadoria antecipada que lista 400 ocupações em uma escala que vai de 1 a 100 (sendo 100 o maior risco). Eles fizeram isso cruzando o banco de dados da Rede de Informações Ocupacionais (OIN) com o Estudo sobre Saúde e Aposentadoria, um antigo projeto da Universidade de Michigan com os americanos com mais de 50 anos. O índice de suscetibilidade avalia as habilidades necessárias para um determinado emprego e medidas como a probabilidade de essas habilidades virem a declinar com a idade.

O índice não mede o risco da aposentadoria antecipada em razão da perda do emprego ou de outros fatores, como a necessidade de cuidar de algum membro da família. Em vez disso, ele olha para as habilidades cognitivas, psicomotoras, físicas e sensoriais exigidas para vários trabalhos. A principal constatação: profissionais com ensino superior podem ser tão suscetíveis aos riscos da aposentadoria antecipada quanto um trabalhador de uma usina siderúrgica ou um motorista de caminhão.

“Quase toda ocupação tem uma habilidade que tende a decair com a idade”, afirma Anek Belbase, gerente de projetos de pesquisa do CRR e coautor do relatório. As ocupações que oferecem menos riscos são aquelas em que as habilidades verbais são a chave. “Esses também são empregos em que as pessoas dependem de habilidades sociais, que tendem a ser constantes ou melhorar com a idade”, explica Belbase. O grupo inclui os representantes de vendas (com 4 pontos no índice), juízes e magistrados (5), recepcionistas (6) e contadores (10).

Se seu emprego exige um alto nível de habilidades cognitivas, você pode estar sob um maior risco, dependendo do tipo de habilidade cognitiva necessária. As habilidades cognitivas “cristalizadas”, ou o conhecimento, tendem a se acumular com a idade e aumentam suas chances de funcionar bem quando você for mais velho. Mas as habilidades cognitivas “fluidas”, que incluem coisas como a memória episódica e o tempo de reação a novas informações, tendem a declinar com a idade.

“Um CEO toma decisões principalmente usando o conhecimento cristalizado, mas a inteligência fluida declina com a idade, e isso é muito importante para alguns tipos de tomadas de decisão”, diz Belbase. Mesmo assim, os CEOs marcaram apenas 21 pontos no índice, bem menos que os designers (63), os dentistas (67) e os fotógrafos (71).

Na ponta mais alta da escala de suscetibilidade estão os técnicos em serviços automotivos e mecânicos (100), eletricistas (96), detetives (83) e trabalhadores da indústria do aço e do ferro (98). As constatações do CRR mostram os riscos substanciais a que um planejamento financeiro está sujeito ao contar com anos extras de trabalho.

Uma aposentadoria precoce não planejada exige a ampliação das poupanças para mais anos, com menos anos de economia nos níveis de renda mais alta pouco antes da aposentadoria. A aposentadoria antecipada também pode significar uma solicitação antecipada dos benefícios da Seguridade Social, o que reduz substancialmente a renda anual no resto do tempo de vida do aposentado.

E se a aposentadoria antecipada ocorrer antes que você se qualifique para o Medicare (aos 65 anos), o custo do seguro saúde pode aumentar bastante.

O risco difuso pelas ocupações também tem importantes implicações de política pública. Os que defendem o aumento da idade de qualificação para a Seguridade Social e o Medicare afirmam que todos nós podemos adiar a reivindicação desses benefícios porque todos estamos trabalhando mais hoje em dia. Mas isso criaria consequências desnecessárias e imprevisíveis para a aposentadoria de milhões de americanos.

Como saber seu próprio número de suscetibilidade? O índice de Belbase não foi publicado em sua forma final e não há ainda um instrumento on-line que possa mostrar a suscetibilidade de uma ocupação. A pesquisa de Belbase será publicada em algum momento nos próximos 12 meses, juntamente com gráficos das classificações do índice que poderão ser baixados da internet.

“Se você quiser avaliar suas chances de poder ser capaz de continuar trabalhando pelo tempo que quiser, simplesmente converse com outros trabalhadores de sua área”, sugere ele. “Se você não encontrar ninguém, isso significa que provavelmente será bom você ter um plano de apoio.”

A propósito, jornalistas e analistas de notícias, tenho a satisfação de informar que fiz 37 pontos. Portanto, estarei por aí por um bom tempo. (Tradução Mario Zamarian)

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: