Mar
26

Postura corporal pode causar primeira impressão errada

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Click Carreira
25 de março de 2013 - 17:37

Postura-corporal-pode-causar-primeira-impressao-errada-televendas-cobranca

Estudo da Unesp afirma que aspectos físicos não passam de estereótipos e nem sempre correspondem à realidade

Por: Fernanda Bottoni

Sabe aquele dito popular de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois é, ele foi confirmado por pesquisa realizada no Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp, em Bauru. Segundo o fisioterapeuta Fernando Henrique de Sousa, autor do trabalho, na ausência de informações preliminares sobre os indivíduos, as primeiras impressões são construídas sobre os aspectos físicos. No entanto, ele alerta, essas imagens não passam de estereótipos sociais, que nem sempre correspondem à realidade.

Sousa ouviu impressões de 300 jovens, de ambos os sexos, sobre indivíduos com as características físicas alinhamento ideal, cifose torácica e lordose lombar. Durante as entrevistas, os participantes deveriam atribuir características como dependente/independente, desinteressado/interessado, calmo/ansioso, relaxado/organizado, entre outras, a perfis das figuras humanas que representam as posturas pesquisadas.

A postura ‘alinhamento ideal’, quando o indivíduo mantém o corpo ereto, ombros retos e quadril encaixado, foi considerada a mais positiva em relação às demais propostas aos entrevistados.

Ainda segundo ele, homens e mulheres julgaram mais atraentes as mulheres que apresentam lordose lombar ou hiperlordose. A hiperlordose se caracteriza pelo aumento da curvatura na região lombar com projeção da pelve para frente. Longe de ser um modelo de beleza, a  hiperlordose se manifesta por má postura, fragilidade dos músculos ou dos ligamentos, gravidez, obesidade, uso frequente de salto alto e sobrecarga.

Já a postura cifose torácica ou hipercifose, caracterizada pelo aumento de curvatura na região do tórax, com projeção dos ombros para frente, é considerada menos atraente por ambos os sexos, quando comparada com às demais posturas abordadas no estudo. A hipercifose pode ocorrer por fatores como aumento exagerado das mamas, timidez a sobrecarga na região.

Na perspectiva da Psicologia Evolucionista, diz Sousa, preferências pela postura ideal refletem uma busca por padrões corporais adequados para reprodução, no caso de sexos diferentes, ou de relacionamentos sociais (veja quadros). “Essas informações não justificam o preconceito, mas lançam uma possível explicação sobre como eles se formam’, argumenta.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: