Nov
01

Presente de grego: cuidado ao premiar competências

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
31 de outubro de 2018 - 18:00

Presente-de-grego-cuidado-ao-premiar-competencias-televendas-cobranca

Por: Fernando Mantovani

Uma das formas de motivar e premiar os melhores funcionários é confiar a eles as tarefas mais interessantes e estratégicas. É muito normal que a rotina profissional possa se tornar aborrecida e monótona, assim, é comum propor novos desafios aos funcionários mais eficazes. No entanto, muitos gestores, aqui, acabam cometendo um erro ao premiar competência com mais trabalho. Isso é justo?

São muito comuns em ambientes corporativos situações em que profissionais considerados brilhantes são premiados com projetos diferenciados, que exigem dedicação, estratégia e tempo, muito tempo. Não raro esses profissionais acabam estendendo sua jornada de trabalho e ainda levam trabalho para casa nos finais de semana. Muitos se afastam das empresas por sérios problemas de saúde física e emocional, que se iniciaram com a sobrecarga de atividades.

Como reverter esse quadro? Cabe ao gestor estar atento à distribuição de tarefas, pois é tendência natural delegar trabalhos mais complexos e estratégicos para os melhores talentos. No entanto, ninguém consegue por muito tempo manter sua performance e motivação com sobrecarga de trabalho e sem nenhum benefício ou ajuda adicional. Além disso, para o líder, é importante desenvolver a equipe como um todo, para que o trabalho possa ser dividido sem discrepâncias. Ele tem que ter um olhar atento para saber qual é o limite de cada um e possibilitar uma divisão justa de tarefas, premiando os grandes talentos de forma adequada.

Como reconhecer bons resultados e garantir a motivação da equipe?

Elogie – Quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixa de pontuar. Elogie prazos forem cumpridos, novas ideias e pontue, principalmente, quando um trabalho resultar em maior entrega e eficiência para a empresa. Dessa maneira, não só o colaborador, mas toda sua equipe se sentirá motivada a manter bons resultados e terão a sensação de liberdade e criatividade dentro da corporação.

Crie programas de incentivo – Além de estabelecer metas, crie programas que incentivem o alcance delas, como uma bonificação salarial, um dia off ou premiações. Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários ficarão motivados e procurarão atingir seus objetivos de uma maneira mais enérgica.

Acompanhe de perto – Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.

Comunique-se – Dê espaço para que seu colaborador caminhe sozinho, mas esteja disponível para que ele não se sinta isolado. A presença do gestor, ainda que a certa distância, mostra que você confia no trabalho da equipe, mas que não os está abandonando.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: