Aug
06

Estudo mostra os efeitos colaterais de premiar funcionários

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Folha de S.Paulo
05 de agosto de 2013 - 20:35

Estudo-mostra-os-efeitos-colaterais-de-premiar-funcionarios-televendas-cobranca

Por: Felipe Maia

A “gamificação”, ou seja, o ato de transformar hábitos pessoais em uma espécie de jogo, está na moda no mundo dos negócios. Esse tipo de método ajuda a engajar consumidores em torno de um produto.

Mas, no caso de políticas corporativas, esse tipo de disputa pode ter efeitos colaterais. A conclusão é de um estudo feito por Ian Larkin, professor da Escola de Negócios de Harvard.

A pesquisa analisou um programa aplicado por uma empresa, não revelada, de lavagem industrial de roupas dos Estados Unidos.

Para resolver o problema de atrasos dos profissionais, a companhia criou um sistema em que os funcionários que não faltavam sem justificativa ou chegavam na hora ao trabalho durante um mês ganhavam um vale-compras de US$ 75 (R$ 150).

O resultado foi desanimador: as pessoas passaram a usar o programa estrategicamente, faltando por “motivos de saúde” quando estavam atrasadas, para não perder o prêmio. E as que já eram pontuais sofreram uma queda de 6% a 8% na produtividade.

A explicação de Larkin é que esses profissionais se desmotivaram por ver colegas sendo premiados por algo que eles já faziam há muito tempo. “Eles já estavam trabalhando muito e não estavam ganhando mais por isso”, afirma.

O professor vê problemas em promover competições que envolvam dinheiro. Veja trechos da entrevista.

Folha – É errado premiar funcionários em dinheiro?

Ian Larkin – Em geral, é melhor não usar. O valor do prêmio tem de ser o reconhecimento perante as outras pessoas, premiar o profissional pelo bom trabalho já realizado e fazer com que os colegas dele saibam isso.

Cite um exemplo de um bom programa de incentivo que não seja monetário.

Há uma companhia de software de Boston que mede o desempenho dos garçons de restaurantes, se eles fazem os clientes gastarem mais. Os melhores atendentes ganham o direito de escolher a escala de trabalho e podem optar por trabalhar às sextas ou aos sábados à noite, quando o salão está mais cheio e eles ganham gorjetas maiores. Ao fazer isso, o restaurante faz com que eles compitam para ter um desempenho espetacular.

No caso do estudo, o problema não era a meta ser simples?

Os prêmios devem ser para resultados excepcionais, e não para algo que qualquer médio faria. Há gestores que consideram que a “gamificação” pode ser usada para tudo, mesmo para consertar comportamentos errados dos profissionais, como chegar atrasado, ou para premiar atitudes que já são esperadas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. O ato de reconhecer o bom funcionario é valioso e gratificante, porém premiar funcionario descomprometido tentando recuperar seu comportamento produtivo isso vai leva-lo a um habito vicioso e até contaminar quem tem boa postura e conduta profissional desafiadora e produtiva.
    Entendo que as empresa devem premiar e incentivar áqueles que tem vontade espontanea e se comprometem com os resultados almejados na corporação, seja com premio ou não.

    Reginaldo Paz em 06 de agosto de 2013 - 13:52

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: