Mar
01

Qual a melhor tipografia para minha apresentação?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
29 de fevereiro de 2016 - 18:06

Qual-melhor-tipografia-para-minha-apresentacao-televendas-cobranca

Arial. Times. Comic Sans. Comic Sans? Por que não? A escolha de uma boa tipografia, também conhecida como fonte, precisa ser bem planejada para combinar com o material, e isso significa uma fonte que tenha harmonia com as ilustrações, cores e até mesmo o teor da mensagem que você deseja passar.

Apresentações, por exemplo, são excelentes exemplos de mensagens que precisam de seu teor muito bem planejado e executado, para garantir os resultados desejados. Mencionei por brincadeira a Comic Sans, mas até ela pode ser uma escolha interessante, dependendo dos critérios acima.

Quer um exemplo de como a fonte influencia no teor da mensagem? O site Comic Sans Criminal apresenta uma série de argumentos contra essa clássica tipografia, porém além das críticas e acusações podemos encontrar a seguinte informação: as tipografias possuem personalidade e propósito.

Melhor exemplo? Escreva um convite de festa usando Times New Roman ou uma carta de um médico usando Comic Sans confirmando que seu exame deu positivo para uma doença amedrontadora.

Qual-melhor-tipografia-para-minha-apresentacao-televendas-cobranca-interna-1

Não combina, certo? Você sente que existe algo errado mas não sabe exatamente o que. Nós sabemos e, agora, você sabe também. A designer Sarah Hyndman palestrou no TEDxBedford e falou justamente sobre as diversas personalidades que podemos encontrar nas tipografias existentes – e não são poucas.

Ela explica que existe uma vida emocional impregnada em cada fonte, portanto nossa consciência a respeito dessa característica nos dá maior controle na hora de escolhê-las. Ela até escreveu um livro, The Type Taster – How Fonts Influence You.

Mas então qual a melhor tipografia para minha apresentação? Todas e nenhuma. Todas porque existe uma infinidade de fontes para você escolher, porém nenhuma será a única fonte perfeita e camaleão para qualquer apresentação. Sobre o que será sua apresentação? A empresa onde trabalha (e onde provavelmente você precisará desenvolver apresentações) possui um manual da marca com a orientação de fontes que fazem parte do universo da identidade corporativa? Geralmente esse manual existe e fica em poder da equipe de comunicação, publicidade ou marketing.

Conheço dois sites que possuem grande variedade de fontes para baixar de forma gratuita: Dafont e FontSquirrel. Em ambos você pode procurar pela fonte através de categorias, que geralmente são as características das fontes, por exemplo fontes manuscritas (que imitam a escrita à mão), ou fontes cômicas (“Comic”, em inglês, fontes com teor mais alegre, divertido).

Se sua apresentação aborda um tema moderno, por exemplo, você provavelmente não escolherá uma fonte com serifa (aqueles “pezinhos” que saem das letras, sabe?), mas se você for escrever um texto muito longo, as fontes com serifas são importantes pois elas formam uma espécie de linha invisível que guiam melhor seus olhos.

Importante: quando for buscar as fontes, verifique se elas possuem acento, cedilha e outros símbolos que encontramos na gramática portuguesa – às vezes você pode encontrar uma fonte linda mas, na hora de escrever uma palavra da nossa gramática, perceberá que a letra não sai (ou pior: ela muda para uma fonte padrão, destoando do restante).

Portanto, a melhor ou pior fonte para sua apresentação depende unicamente de sua percepção com o material que irá apresentar. Reflita sobre o conteúdo, a mensagem que deseja passar no final, e você conseguirá pensar com mais clareza na hora de decidir pela fonte.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: