Dec
17

Regra de ouro para uma liderança excepcional – Por Antônio Pavarina

por: Antonio Reginaldo Pavarina
em: Gestão
fonte: Redação
16 de dezembro de 2014 - 18:07

Regra-de-ouro-para-uma-lideranca-excepcional-por-antonio-pavarina-televendas-cobranca

“Se você quiser ajudar, ajude os outros a tomar uma posição.” – Confúcio

É isso aí. A teoria de Confúcio encarna a regra de ouro para a liderança excepcional, a humanidade ou a qualidade de ser humano.

Se você quer que as pessoas te admirem, você deve admirar as pessoas em primeiro lugar. Se você quiser atingir o seu objetivo, ajude os outros a alcançar a sua meta em primeiro lugar. Se você quer que as pessoas para entendam suas necessidades, você deve compreender as suas necessidades em primeiro lugar.

Sentido puro senso comum, mas, infelizmente, comum parece ser o menos comum de todos os sentidos, neste mundo em que todos vivemos hoje.

As empresas são feitas de pessoas!

As empresas são feitas de pessoas e as pessoas, independentemente da posição que ocupam na organização, todos têm necessidades semelhantes. Como seres humanos, todos nós temos as mesmas necessidades: estima, melhoria constante e realização, entre outros.

Um dos sinais mais comuns de uma liderança fraca – não apenas no mundo corporativo, mas também muito visível no campo da política nos dias de hoje – tem a ver com a falta de compreensão das pessoas reais necessidades.

É triste ver como muitas empresas colocam acionistas valorizando o “valor” antes que os valores das pessoas. Parece loucura, certo? Mas, infelizmente, esta é a filosofia de negócio mais alargado nos dias de hoje.

Há também muitos exemplos de políticos colocando interesse econômico à frente do interesse público. Dinheiro e poder ter envenenado nossa sociedade de uma forma onde a humanidade é percebida na maioria das vezes como um sinal de fraqueza.

Será que o mundo corporativo perdeu o senso de humanidade?

Eu gosto de rever tanto as teorias de Confúcio, assim como a hierarquia Maslow’s de vez em quando. Eu recomendaria para cada um de vocês que detém uma posição de autoridade, para ler sobre esses dois caras e os seus pensamentos em algum momento de sua vida. Eu prometo que você não vai se arrepender.

Estas duas teorias resumem claramente o padrão que os pontos fortes e virtudes humanas (Confúcio) e motivações (Maslow), geralmente se movem através.

Estou certo de que muitos de vocês já ouviram falar sobre a hierarquia das necessidades humanas Maslow’s, é muito popular e tem sido usado por muitos anos em estudos de sociologia, bem como em cursos de liderança em todo o mundo.

Não estou tão certo, porém, se alguns líderes lembrar as virtudes humanas, ou o que impulsiona as motivações humanas em uma base do dia a dia, então vamos olhar para as cinco camadas na hierarquia Maslow’s e ver o que podemos aprender.

Se você quer que as pessoas entendam suas necessidades, você deve compreender as suas necessidades em primeiro lugar.

Maslow’s -  hierarquia das necessidades:

Necessidades fisiológicas:

Fisiologia precisa vir em primeiro lugar, como se não forem cumpridas, o sistema humano falha. A necessidade para a sobrevivência. Ar, água, alimentos, roupas e abrigo.

Eu não vou falar muito mais sobre as necessidades fisiológicas, como se você está lendo este artigo, você tem essas necessidades e deve estar totalmente satisfeito, por isso vamos passar para a segunda camada.

Necessidades de segurança:

Uma vez que as necessidades físicas são satisfeitas, as necessidades de segurança irá conduzir o comportamento humano.

Necessidades de segurança consistem em segurança pessoal, estabilidade financeira, bem-estar e proteção contra as adversidades inesperadas, tais como doenças ou acidentes.

Nesta fase, podemos dizer que, se você tem um emprego (trabalho remunerado que paga decentemente) você teria a maior parte das necessidades básicas cobertas.

Amor e apego

Uma vez que as necessidades fisiológicas e de segurança básicas sejam cumpridas, os seres humanos precisam para desenvolver um sentimento de apego. O sentimento de apego – e aceitação – a uma família, grupo de amigos, grupo religioso ou uma empresa, ajuda os humanos a desenvolver a confiança e vai afetar positivamente a nossa capacidade de amar os outros.

Como mencionado nas linhas acima, se você quer que as pessoas te amem, você deve amá-los primeiro.

Esses executivos que evitam a interação com as pessoas nas camadas inferiores da organização, são muito suscetíveis à solidão (todos nós já ouvimos falar sobre a solidão do CEO) perdendo o sentido de pertença elemento.

Estima e respeito

Todos nós gostamos de sentir-se respeitados, não só aqueles em posições de autoridade e poder, mas todo ser humano tem a necessidade de ser respeitado. Se você quer que as pessoas te respeitem, você deve respeitá-los em primeiro lugar.

Todo o ser humano tenta ganhar o respeito no trabalho – no final do dia, passamos um terço de nossas vidas adultas de trabalho – mas se nós não encontramos a nós mesmos respeitado no trabalho, que vai se envolver em um hobby ou qualquer outra atividade que nos ajuda ganhar a estima e respeito que precisamos.

“As pessoas seguem líderes que entendem suas necessidades, mostrar respeito por eles e, mais importante, que fazem com que se sintam parte de uma causa”.

A auto realização

Todo ser humano tem potencial. A auto realização só pode ser alcançado quando um ser humano atinge seu / sua capacidade plena.

As pessoas querem conseguir as coisas, sentir que realizou algo importante em sua área de interesse. Como descrevi, que passamos um terço de nossas vidas no trabalho, de modo que todos os trabalhadores têm o desejo de crescer e alcançar o seu / sua capacidade plena.

A humanidade é a regra de ouro para liderança excepcional.

Os seres humanos seguem aqueles que ajudam a satisfazer as suas necessidades.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: