Jun
28

São as equipes que entregam projetos e não os gerentes

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
27 de junho de 2018 - 18:09

Sao-as-equipes-que-entregam-projetos-e-nao-os-gerentes-televendas-cobranca

Isso não quer dizer que o papel do gestor não seja importante, quer dizer que o gerente deveria ser equipe, e não um ser alienígena – aquele ser vivo cabeçudo, que ninguém entende e diferente de todos

Por: Sérgio Ferreira

São as equipes que movem o mundo. São as equipes, grupos, times, que produzem carros e aeronaves, desenvolvem sistemas de computador, criam games, atendem telefones, lançam foguetes, fazem reportagens e até guerrilham.

E isso não quer dizer que o papel do gestor não seja importante, quer dizer que o gerente deveria ser equipe, e não um ser alienígena – ao longo do século XX, a palavra alienígena passou, cada vez mais, a designar qualquer ser vivo, inteligente ou não, vindo de outro planeta, cabeçudo, que ninguém entende e diferente de todos. Vamos lá, no meio corporativo todos já vimos esses seres.

Mas a tendência, pelo menos aqui no Brasil, é focarmos no indivíduo, porque intuitivamente, isso faz mais sentido. Você quer as pessoas mais competentes, mas elas são diferentes; então, se você se concentrar em conseguir os melhores profissionais, terá os melhores resultados, certo? Bem, não é tão simples quanto parece.

Alguns exemplos:

- Seleção brasileira de Futebol (2014): Mesmo com 11 Neymares o Brasil não teria sido campeão.

- Seleção brasileira de Voleibol (1992): Não foi o Marcelo Negrão que ganhou a medalha de ouro nos jogos olímpicos. A equipe ganhou.

- Green Bay Packers da NFL (2010): Não foi o Aaron Rodgers que ganhou o Super Bowl XLV para os Packers, foi o time.

As equipes que buscam excelência precisam incorporar de forma genuína o processo de aprendizagem contínua, permitindo que todos avaliem o que já criaram e de que forma o criaram. As estruturas mais modernas de criação de produtos buscam aproveitar a maneira como as equipes realmente trabalham, dando a elas as ferramentas para se auto organizar e, o mais importante, aprimorar rapidamente a velocidade e a qualidade de seu trabalho. Abomine o “mimimizmo”. #chegademimimi

Não sabe? Pergunte! Seja líder de você mesmo. Simples de se entender, mas difícil de implementar.

Mas se você está disposto a encarar que as coisas mudam, precisam evoluir e que a aristocracia não tem espaço em equipes de alta performance, ainda há salvação!

Esse assunto é velho e extensamente apresentado nas Pós-Graduações e MBAs por aí, mas é muito mais do que uma teoria, é uma ferramenta que precisa ser exercitada diariamente pelas equipes.

O maior desafio é a mudança cultural, pois talvez você não tenha alçada para melhorar as coisas, pode parecer estranho, mas muitos ficarão em suas zonas de conforto por “medo” ou por acharem que já estão no auge, é comum ouvir frases como: não tenho mais pique para estudar; não mexe com isso não, para quê mais trabalho?; eu sou o chefe aqui e não quero nada disso.

Mas tome cuidado para não virar alienígena, provavelmente você enfrentará muitos obstáculos e, sem apoio institucional, você acabará desistindo. Encontre uma forma de começar pequeno e mostrar os resultados obtidos.

Algumas atitudes que podem ajudar nessa jornada

  • Objetivo: alinhamento entre a missão da empresa e o propósito de cada time;
  • Priorização: o que mais agrega valor vem primeiro;
  • Equipes Pequenas: por que essa é a forma mais eficaz de se trabalhar;
  • Agilidade: quebre um problemão em vários probleminhas;
  • Inspecione e Adapte-se: não importa quantas vezes seja necessário;
  • Equipe Certa: são as equipes que fazem as coisas;
  • Feedback Constante: a obrigação primária deve ser sua!

Repita.

Repita.

Repita…

Em todas as grandes equipes, são seus membros que decidem de que forma irão atingir os objetivos definidos pelos líderes da organização.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: