Jun
25
24 de junho de 2014 - 18:02

Veja-como-ser-mais-produtivo-trabalhando-em-um-cafe-ou-espaco-publico-televendas-cobranca

Sair um pouco do escritório pode ser uma experiência agradável, mas com estas dicas ela ficará ainda melhor.

Por: Tony Bradley

Cafeína e Wi-Fi grátis são uma poderosa combinação para aumentar sua produtividade. É o que atrai você, e muitas outras pessoas, a passar um tempo trabalhando em cafés. Mas não importa se você está apenas dando um tempo do escritório ou se o café da vizinhança é seu escritório, trabalhar em um espaço público traz alguns desafios. Siga estas dicas para ficar mais seguro e ser produtivo.

Escolha o terreno

Antes mesmo de pedir um expresso, considere a localização de seu “escritório” temporário. É perto demais da porta? Longe demais do banheiro? Logo debaixo de uma saída de ar-condicionado com vento gelado? Desconforto e distrações irão atrapalhar sua produtividade. Não se acanhe em pedir para dividir uma mesa: outros trabalhadores sabem que isso é parte da experiência. E lembre-se de levar uma blusa ou jaqueta que possa usar para “marcar seu lugar” se precisar se afastar da mesa por alguns minutos.

Não se esqueça da energia

Não importa se seu aparelho é um notebook, um híbrido ou um tablet, a bateria deve ser capaz de acompanhar sua rotina. Se você pretende trabalhar remotamente com frequência e está em busca de um novo notebook, considere um modelo equipado com um dos novos processadores Intel Core de 4ª Geração, de codinome “Haswell”, que oferecem autonomia significativamente melhor que os chips da geração anterior, conhecida como “Ivy Bridge”. Ou se possível use um tablet, já que eles são notoriamente mais eficientes (e leves) que um notebook tradicional.

Se você pretende ficar mais do que algumas horas, não se esqueça do carregador. A maioria dos locais que oferece Wi-Fi gratuito também permite que os consumidores usem as tomadas. Claro que isso implica em achar uma mesa perto de uma tomada, e elas são disputadas. Se todas as tomadas estiverem ocupadas e você realmente precisar recarregar seu gadget, pergunte a um outro frequentador se ele se importa em ceder a tomada por alguns momentos.

Não espere muito do Wi-Fi grátis

Uma das principais atrações de um local como um Starbucks é o Wi-Fi grátis. Mas a qualidade do serviço pode variar de acordo com o local e até mesmo o horário, e você não deve confiar em uma conexão gratuita para situações críticas, como uma videoconferência importante. No mínimo tenha em mãos um Plano B, como um modem 4G para seu notebook ou um smartphone com um plano 4G com o qual você possa compartilhar a conexão via Wi-Fi.

Leve um headset

Trabalhar em um café significa ter de lidar com o ruído de múltiplas conversas ao seu redor, o chiado das máquinas de espresso e baristas anunciando os pedidos. Todo esse ruído pode atrapalhar sua concentração e prejudicar telefonemas e videochamadas. Por isso, tenha sempre à mão um headset, preferencialmente um equipado com um sistema de cancelamento de ruído.

Mesmo que você só planeje escrever alguns relatórios ou preencher planilhas, fones de ouvido simples podem ajudá-lo a relaxar e “entrar no clima” com suas músicas favoritas, ou pelo menos mascarar o ruído ambiente.

Por fim, leve em consideração os outros frequentadores. Eles não querem ouví-lo falar sobre o faturamento do trimestre, então se você sabe que terá de participar de uma conferência onde irá apresentar ou falar bastante, trabalhe de casa.

Fique seguro

É fácil se desligar do que acontece ao seu redor quando você está focado em uma tarefa, mas lembre-se de ficar de olho em sua mala, bolsa e outros pertences. O café não pode ser responsabilizado caso seus objetos sejam roubados.

Se você precisar usar o banheiro, peça a alguém para ficar “de olho” em suas coisas ou guarde tudo e monte seu escritório novamente quando voltar. Ambas as opções tem suas desvantagens, então uma opção pode ser uma trava antifurto como a Targus Defcon CL para prender seu hardware à mesa.

Mesmo que seu notebook esteja protegido, não se esqueça de levar coisas como usa carteira e chaves do carro com você sempre que deixar a mesa.

Outro aspecto da segurança física é impedir que outras pessoas vejam sua tela. Especialmente se você estiver digitando com informações como senhas ou números de cartões de crédito. Há filtros de privacidade produzidos por empresas como a 3M que limitam o ângulo de visão da tela, impedindo que alguém na mesa ao lado “estique o pescoço” pra dar uma espiadinha. Também tenha cuidado com pessoas atrás de você.

Quanto à segurança digital, o primeiro passo é certificar-se de que você está conectado à rede Wi-Fi certa. Os criminosos frequentemente criam redes falsas com nomes similares aos das reais, para enganar os usuários e fazê-los se conectar a elas, o que torna muito mais fácil monitorar e interceptar todo o tráfego.

Mesmo se você estiver conectado à rede certa, tenha cuidado com o que você faz online. A maioria das redes Wi-Fi públicas não é segura, então qualquer um na vizinhança pode capturar o tráfego, e com ele informações de login em serviços que você está acessando, como e-mail e redes sociais. Pense duas, três ou mais vezes antes de fazer login em qualquer site usando uma rede Wi-Fi pública, prefira conexões HTTPS sempre que possível (plugins como o HTTPS Everywhere, por exemplo, podem automatizar isso) e sempre use uma VPN para acessar informações da empresa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: